TheNetwork promove empreendedorismo em São João da Madeira

O novo projeto português que pretende assumir-se como uma referência de conetividade e networking foi apresentado ontem (11), na sede da Uniplaces, em Lisboa. Francisco Costa Leite, autor da iniciativa, referiu que o mesmo terá início com um evento que irá decorrer nos dia 26 e 27 de setembro, em São João da Madeira.

A 1ª edição do TheNetwork realizar-se-á na Olive Creative Factory com alguns dos mais prestigiados oradores nacionais e internacionais e será centrado nas áreas do empreendedorismo, investimento e indústria.

TheNetwork tem um conceito que se foca “em três vertentes que queremos desenvolver e ligar à valorização da própria região” e que são “o networking, a proximidade e a utilidade”, revelou Francisco Costa Leite.

“Descentralizar, criando oportunidades e iniciativas em diferentes polos e atraindo o interesse e a discussão de diferentes players nacionais e internacionais, que partilharão o seu conhecimento, experiência pessoal e profissional e a sua abertura para abraçar novos projetos” são as ideias por detrás do evento, referiu o empreendedor.

Além disso, a iniciativa será “muito digital” e terá grande envolvimento de várias tecnologias como “aplicações móveis, live streaming, plataformas online e redes sociais”, acrescentou.

O responsável do evento indicou que espera ter 250 a 300 participantes por dia e que tal foi pensado para que o networking seja mais eficaz , tenha como princípio base o “real networking”. Em relação à localização, a mesma foi escolhida pois “mesmo antes da indústria 4.0, a indústria da cidade foi inovadora nos seus produtos, seja no calçado, na cortiça, metalurgia, entre muitos outros.” São João da Madeira tem “três centros de incubação que em conjunto representam cerca de 180 micro-empresas.”

Durante o TheNetwork, vai falar-se de “como as startups e o ambiente empreendedor nacional podem apoiar o desenvolvimento das indústrias e dos negócios” da região, explicou o mentor do projeto, durante a apresentação.

A nível de programa, o primeiro dia tem dois painéis dedicados mais à indústria, com os temas “Made in Portugal vs. Investimento – A importância do financiamento na indústria” e “O caso do futuro Indústria 5.0: Digitalizar para Inovar”. Já o segundo dia terá mais foco no empreendedorismo com painéis com os seguintes assuntos: “Portugal – o novo hub mundial da Inovação? Uma nova forma de Vida!” e “O papel do Capital de Risco e da Private Equity no crescimento e no impulsionamento das startups portuguesas”.

Entre os oradores estão empresários e empreendedores de renome tais como o Eng.º Luís Mira Amaral da SPI e CEO Busy Angels; Vitor Crespo, CEO da Criamtech; Adelino Costa Matos da ASM Industries; Miguel Rangel Henriques, Business Angel; António Mira, Diretor Digital Factory da Siemens Portugal, Celso Guedes de Carvalho da Portugal Ventures,  Stephan Morais da Caixa Capital, Filipe R. Portela, Development Director Portugal & Spain Seedrs, entre outros.

A lista de oradores assim como todos os detalhes do evento podem ser consultados aqui.

A iniciativa conta com o apoio da Associação Industrial do Distrito de Aveiro, da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Alemã, do Centro de Incubação da Universidade de Aveiro, da Startup Braga, da Sanjotec, da Amorim Cork Ventures e da Beta-i.

O TheNetwork sentiu o dever de apoiar o empreendedorismo social e juntou-se à Associação Filhos do Coração, sensibilizando e ajudando no fundraising junto do tecido empresarial e ecossistema empreendedor, para o combate à exploração infantil do Gana.