TomTom e Bosch criam mapa de localização de veículos autónomos

As companhias anunciaram o primeiro mapa HD com a integração de uma layer de localização de veículos de condução autónoma. Esta solução vai permitir saber onde se situam os carros sem condutor nas estradas, algo determinante para evitar acidentes e garantir a segurança de todos os que circulam.

O Radar Road Signature, que foi desenvolvido pela TomTom e a Bosch, tem uma margem de erro de centímetros e funciona em conjunto com o Mapa HD da fabricante de sistemas de navegação para automóveis.

De acordo com as empresas, que iniciaram a sua parceria em 2015, a mais-valia da solução é a sua fiabilidade pois não depende exclusivamente de informação de vídeo para localização de veículos autónomos, usando também dados dos novos sensores de radar desenvolvidos para o efeito.

O novo mapa pode ser gerado e utilizado durante a noite, em situações de pouca visibilidade e precisa apenas de 5 kB por quilómetro para transmitir dados para a cloud, o que representa metade da largura de banda necessária quando se utiliza vídeo.

“É muito entusiasmante para nós lançar esta layer adicional de localização com a Bosch, na forma do Radar Road Signature. Esta solução vai aumentar grandemente a fiabilidade da localização em todas as circunstâncias”, afirmou, em comunicado Harold Goddijn, CEO da TomTom.

“O Radar Road Signature é um marco histórico no caminho em direção à condução autónoma. Vai permitir aos veículos autónomos determinar de forma eficaz a sua localização, em qualquer momento”, referiu Dr. Dirk Hoheisel, Membro do Conselho de Administração da Bosch.

A TomTom e a Bosch prevêem lançar o Radar Road Signature no mercado europeu e nos Estados Unidos da América até 2020.