Toshiba apresenta nova gama de portáteis para empresas

A Toshiba apresentou esta manhã a sua nova linha de portáteis do segmento profissional. Os novos produtos foram apresentados por Jorge Borges, Diretor de Marketing da Toshiba de Portugal e Espanha, e por Nuno Ramos, B2B Product Manager.

toshiba-detachable-idf-2013-2013-04-10-9O evento começou com a apresentação por parte de Jorge Borges de um estudo da IDC onde se demonstrava que haverá um elevadíssimo crescimento de tablets nas empresas a partir de 2014 mas que estes não irão substituir os portáteis.

“O mercado está em crescimento e os fatores responsáveis por isso são a necessidade das empresas de terem ultrabooks e convertíveis”, diz Jorge Borges. “Nos próximos meses esperamos que haja uma grande procura de portáteis profissionais”, acrescenta o Diretor de Marketing da empresa.

Foi ainda apresentado outro estudo, este realizado pela Toshiba, às empresas para saberem quais as características que estas mais valorizam num portátil. Os fatores mais apontados foram a mobilidade, com mais de 85 por cento das empresas a referirem esta característica como muito importante, seguindo-se a proteção e segurança, por 80 por cento das empresas, e a conetividade.

Para dar resposta a estes três fatores, a Toshiba lançou em 2005 o Toshiba Easy Guard. Esta solução respondia ao problema da mobilidade com mais autonomia (bateria para mais de um dia de trabalho), produtos mais leves (menos de 2 kg) e um acesso mais rápido à informação. O Toshiba Easy Guard veio também resolver o problema da proteção e segurança, conferindo maior durabilidade aos equipamentos, e também ao problema da conetividade, pois veio permitir comunicações integradas.

As novidades agora apresentadas relativamente ao nível da mobilidade a quarta geração Intel Haswell processors e o melhoramento do mecanismo de arrefecimento para conseguir ter equipamentos mais finos e mais autonomia. “As empresas hoje querem sobretudo mobilidade”, afirma Jorge Borges.

Em relação à proteção e segurança, o Diretor de Marketing da Toshiba de Portugal e Espanha refere que “a empresa tem investido imenso nesta área” e que aposta agora em materiais mais resistentes e duráveis.

Foram ainda anunciadas duas iniciativas europeias que a Toshiba está a executar, a XP Upgrade Campaign e a RG – Reliability Guarantee. “Criámos uma campanha para incentivar as empresas a fazer esse upgrade. Na compra de um portátil Toshiba da gama profissional retomamos o antigo portátil até cem euros”, esclareceu Jorge Borges quanto à primeira iniciativa. O Diretor de Marketing explicou ainda em que consiste a segunda campanha: “Se o portátil avariar no ano de garantia reembolsamos o valor da compra. Porque é que fazemos isto? Porque de facto os nossos portáteis avariam pouco. Na Europa, a Toshiba é a marca com um índice de avaria mais baixo”.

Na segunda parte do evento foram apresentados os novos produtos por Nuno Ramos. Os primeiros foram os três modelos da nova série Z. Esta é a mais recente linha de portáteis desenhados especialmente para o utilizador profissional. A gama é composta pelo Portégé Z30, pelo Tecra Z40 e pelo Tecra Z50. Estes modelos partilham o mesmo design clean, autonomia para um dia de utilização, funcionalidades avançadas de segurança e uma solução comum de docking.

“Com a nova série Z, é possível beneficiar de mobilidade, desempenho e funcionalidades standard em toda a gama. Assim, quer esteja o utilizador a comprar um modelo ou um conjunto de portáteis da série Z, consegue obter uma solução completa numa só aquisição”, avança Jorge Borges.

Esta nova série estará disponível no mercado durante o último trimestre deste ano e todos estes portáteis possuem processadores Intel Core de quarta geração, Windows 8.1 Pro ou Windows 7 Pro pré-instalados, gráficos Intel HD 4400, três portas USB 3.0, colunas estéreo com DTS Studio Sound, Webcam Full HD com microfone estéreo, teclado retroiluminado resistente a salpicos com accupoint, entre outras características.

O primeiro da gama a ser apresentado foi o Portégé Z30, que possui um ecrã mate 13,3 HD, peso de 1,2 kg e 17,99 milimetros de espessura, dez horas de autonomia interna e 16 GB de RAM. O Tecra Z40 tem um ecrã mate 14 HD, armazenamento até 1 TB e o seu peso é a partir de 1,47 kg. Já o Tecra Z50 tem um ecrã mate 15 HD, possui também um armazenamento até 1 TB, um peso a partir de 1,79 kg e uma autonomia de mais de dez horas com bateria interna.

Seguiu-se a apresentação do Portégé Z10t – Híbrido 10. “É um portátil profissional com todas as características de um portátil profissional em modelo híbrido”, revelou Jorge Borges. O Portégé Z10t vem dar resposta à crescente necessidade dos atuais profissionais no que respeita à combinação de portátil e tablet. “Com o Portégé Z10, criámos uma solução que dê maior conveniência e usabilidade, que responde positivamente às necessidades dos utilizadores profissionais num só dispositivo”, acrescenta o Diretor de Marketing.

Este é um Ultrabook B2B com menos de 1,5 kg e 19,9 milimetros. Tem um ecrã 11,6 tátil. Conta também com a quarta geração de processadores Intel i3, i5 e i7, possui oito horas de autonomia e um teclado standard retro iluminado. Os seus dados são guardados e estão menos vulneráveis em situações de queda do equipamento. O teclado é também resistente a salpicos, pelo que o derrame de líquidos em cima do computador não significa perda de informações. O Ultrabook amovível conta com portas USB 3.0 onboard, permitindo a troca mais rápida de informações com periféricos.

O Portégé Z10t já se encontra disponível no mercado nacional ao preço de 1490 euros.

O Tecra W50 é um computador portátil empresarial, muito resistente e especialmente desenhado para ser fiável e possui um leque alargado de opções de conetividade e ferramentas de segurança avançadas. Este portátil conta com a quarta geração Quad Core i7 CPU, tem um ecrã mate Full HD 1.920 x 1080, conetividade máxima e 4 x slots memória para configurar, até 32 GB. Estará disponível no mercado em finais de novembro.

Foi ainda apresentado o Portégé  R30. “Este é um Ultraleve e fino mas com ODD”, avança Nuno Ramos. Tem um ecrã 13.3 mate, quarta geração de processadores Intel, encriptação de HDD e 1,5 kg de peso com ODD.

No final da apresentação, Jorge Borges falou ainda um pouco sobre o peso destes equipamentos no mercado. “O peso dos portáteis no mercado vai continuar a ser o mesmo e o mercado de tablets e de Ultrabooks vai continuar a crescer, pois as empresas valorizam cada vez mais a portabilidade”, finaliza o Diretor de Marketing da Toshiba de Portugal e Espanha.