Toshiba fará recolha de baterias que podem derreter computadores

A Comissão de Segurança de Produtos para o Consumidor dos Estados Unidos (CPSC) anunciou, esta quarta-feira (30), que será necessário fazer a recolha de milhares de baterias dos aparelhos da Toshiba. Esta medida foi tomada após a descoberta de um defeito nas baterias capaz de causar o derretimento do computador.

Segundo a comissão, esta recolha poderá afetar cerca de 91 mil unidades nos Estados Unidos e outras 10 mil no Canadá. Os modelos incluem notebooks das linhas Portege, Satellite e Tecra, que tenham sido adquiridos entre junho de 2011 e janeiro de 2016.

Entretanto, foi disponibilizado no site da CPSC um número de série da bateria em causa, que é G71C000XX110. Caso a numeração esteja impressa na bateria do gadget, o consumidor poderá trocá-la gratuitamente junto da Toshiba.

A CPSC e a Toshiba já foram notificadas de quatro casos nos quais as baterias defeituosas superaqueceram ou derreteram, não tendo, no entanto, causado nenhum outro dano.

Aos utilizadores afetados pela recolha, a Toshiba recomenda que usem o adaptador de energia, ao invés da bateria, até receberem o pack substituto.