Toshiba lança investigação fiscal e valor cai a pique

As ações da Toshiba derraparam e caíram 17 por cento, subtraindo cerca de 2,5 mil milhões de dólares ao valor de mercado da tecnológica japonesa. Esta queda acontece depois de a empresa ter anunciado que iria realizar outra investigação às suas atividades contabilísticas, a segunda num espaço inferior a dois anos.

toshiba-wallpaper-01

Alegando que se deparou com irregularidades nos seus registos financeiros aquando de uma investigação interna, a Toshiba retirou as projeções financeiras que havia comunicado para o ano fiscal findo no passado mês de março, deixando os investidores de sobrolho franzido, com os analistas a afirmarem, segundo a Reuters, que as hesitações face às atividades da Toshiba continuarão até que os problemas sejam resolvidos.

Em abril, a fabricante de computadores comunicara que os custos relativos a alguns projetos de infraestruturas do ano fiscal 2012/2013 haviam sido registados abaixo do seu valor efetivo. A incerteza que embruma as atividades contabilísticas da Toshiba deixa os analistas com sérias dúvidas face ao futuro da empresa.

Afirmando que vai delegar a investigação a uma comissão externa, a Toshiba disse que só iria revelar os resultados do ano fiscal terminado no passado mês de março em junho, ou até mais tarde.

Este escrutínio acontece quase dois anos após a tecnológica nipónica ter descoberto que a sua subsidiária Toshiba Medical Information Systems durante anos hiperbolizara os seus resultados financeiros.