Toyota e Suzuki preparam nova parceria tecnológica

As montadoras japonesas Toyota e Suzuki estão a preparar a criação de uma nova parceria tecnológica, que incluirá investigação conjunta na área dos carros autónomos.

A parceria, noticiada durante o fim de semana pelo jornal econômico japonês Nikkei, levará ao desenvolvimento de tecnologia para vários setores. Isso inclui, além dos carros autónomos, a aquisição de soluções, aplicações de TI e partilha de recursos para componentes – tanto no Japão como noutras partes do mundo.

A Suzuki e a Daihatsu Motor, que pertence à Toyota, irão continuar as vendas de carros de forma independente, mantendo as marcas – uma medida desenhada para evitar problemas com os reguladores e as leis anti-concentração. O Nikkei refere que a colaboração entre as duas empresas será feita de forma a cumprir todas as regras da concorrência.

Esse acordo confirma uma intenção tornada pública pela Toyota e Suzuki em outubro, quando as empresas abordaram a possibilidade de desenvolvimento conjunto devido a “desafios tecnológicos” e a evolução do setor, em meio a uma forte consolidação.

O setor dos carros autônomos será um dos mais promissores nos próximos anos, com todas as grandes montadoras e fornecedoras de tecnologia envolvidas em vários projetos.