Transform lança concurso internacional usando plataforma portuguesa

A iniciativa conjunta da Unilever com o DFID, organização do Reino Unido, está a convidar empresas sociais a concorrer ao Transform.

Para ajudar a escalar ideias arrojadas para lidar com problemas sociais, ambientais e económicos prementes, a iniciativa conjunta da Unilever com o Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID) está a convidar empresas sociais a concorrer ao Transform.

Para acolher estas ideias e promover uma maior colaboração, ampliando o impacto destes projetos, estão a usar a plataforma de inovação aberta portuguesa Exago Open. O concurso está aberto até 5 de junho.

O Transform foi fundado em 2015 pela Unilever e pelo DFID para apoiar empresas sociais que procuram ir ao encontro das necessidades de agregados de baixos rendimentos em países em desenvolvimento. Esta parceria está hoje a apoiar 19 projetos em 9 países, que até ao momento beneficiaram já mais de 400 mil pessoas.

O objetivo do Transform é, até 2025, facilitar a 100 milhões de pessoas na África subsariana e no sul da Ásia o acesso a produtos e serviços que tenham demonstrado poder melhorar a sua saúde, sustento, ambiente ou o seu bem-estar. Para o conseguir, no início do ano anunciou a expansão do compromisso financeiro conjunto de 10 milhões de libras para 40 milhões de libras e está agora a receber uma nova vaga de ideias e projetos, através do software de gestão da inovação Exago Open.

Os projetos selecionados terão de demonstrar potencial para serem financeiramente viáveis e sustentáveis e devem dirigir-se a necessidades de agregados de baixo rendimento de forma inovadora. O Transform irá oferecer financiamento até 300 mil libras e suporte personalizado ao negócio para ajudar estas ideias a escalar.