Trojan rouba Bitcoins em dispositivos Mac

De acordo com investigadores de segurança da SecureMac, os utilizadores Mac estão a ser atacados por um trojan que monitoriza a atividade web com o objetivo de roubar Bitcoins.

bitcoin-logo-HD-wallpaper

O trojan OSX/CoinThief.A aloja-se como uma carga maliciosa que se anexa a um programa chamado StealthBit, uma aplicação que envia e recebe pagamentos usando um esquema de pagamentos anónimo chamado Bitcoin Stealth Adresses.

Segundo a SecureMac, o OSX/CoinThief.A “atua como um conta-gotas e instala as extensões de navegador que monitorizam todo o tráfego do browser da Internet, olhando especificamente para as credenciais de login dos sites Bitcoin, em que se incluem o MtGox e o BTC-e”.

O trojan também instala um programa que é executado em segundo plano e que procura credenciais de carteira Bitcoin e envia para um servidor remoto todas as informações pessoais e financeiras.

Por último, o malware disfarça as extensões do navegador fazendo com que estes sejam vistos como meros bloqueadores de pop-up e faz a verificação para determinados programas de segurança ou ferramentas de desenvolvimento de código no sistema infectado.

A SecureMac recomenda a todos os utilizadores Mac, a utilização de  softwares de segurança de modo a proteger os sistemas contra este trojan e ameaças semelhantes.