TV por subscrição chega a 3 milhões de casas em Portugal

Os dados estatísticos revelam um crescimento de 94 mil subscritores dos serviços televisivos em Portugal, o que representa um aumento de 2,5 por cento relativamente a 2012.

family-watching-tv

A informação foi avançada pela ANACOM, que apurou um total de 3,16 milhões de assinantes de serviços de televisão por subscrição no final de setembro de 2013.

Nesse sentido, no final de setembro de 2013, os serviços de televisão por subscrição chegavam a mais 149 mil utilizadores do que em igual mês de 2012. A fibra é o principal responsável para o crescimento elevado do número de utilizadores deste tipo de serviço televisivo.

As ofertas suportadas em fibra ótica (FTTH/B) foram as que mais contribuíram para o crescimento do serviço no último trimestre de 2013, com cerca de 74 por cento dos novos clientes do serviço. As ofertas de serviços de televisão suportadas na rede telefónica pública (xDSL) e na tecnologia direct to home (DTH) contribuíram, com 20 por cento e 6 por cento dos novos clientes, respetivamente. Em sentido inverso, o número de assinantes do serviço de televisão por cabo registou uma diminuição de 0,8 por cento neste período.

A Autoridade Nacional de Comunicações ou ANACOM, tem o objetivo de regular e supervisionar o setor das comunicações eletrónicas em Portugal, assegurando a representação nacional nos diversos países internacionais relevantes. Promove a concorrência e defende os interesses dos cidadãos, garantindo a prestação de informações nas condições de utilização dos serviços. Visa também o desenvolvimento dos mercados e das redes de comunicações.