Twitter de novo operacional na Turquia

As autoridades turcas para as telecomunicações revogaram uma proibição que impedia há já duas semanas que os utilizadores da Turquia acedessem ao Twitter, depois do Tribunal Constitucional ter declarado que o impedimento do acesso à plataforma de microblogging violava os direitos à liberdade de expressão.

twitter

O acesso ao Twitter foi bloqueado no dia 21 de março, depois de gravações áudio em que oficiais discutiam informação confidencial serem publicadas no site.

Esta manhã, o Official Gazette turco divulgou o decreto de quarta-feira do Tribunal Constitucional, que aumentou a pressão sobre os reguladores das telecomunicações, cuja decisão do bloqueio do acesso ao Twitter foi criticada severamente por todo o mundo.

O site de partilha de vídeos da Google, o Youtube, continua inoperacional na Turquia, tendo sido bloqueado pelas entidades reguladoras uma semana depois do banimento do Twitter.

No seguimento do decreto judicial, o Presidente Abdullah Gul, que terminantemente se opôs ao bloqueio dos sites, havia dito que tanto o Youtube como o Twitter deveriam voltar a ser ativados.

Apesar de muitas terem sido as mensagens de boas-vindas de utilizadores turcos que inundaram a plataforma meros minutos após ter sido levantada a proibição, alguns utilizadores queixaram-se de ainda não conseguirem aceder ao site.