Ubiwhere cria nova solução para monitorizar a qualidade do ar

O projeto Europeu NEANIAS prevê a criação de uma solução de software para a monitorização inteligente da qualidade do ar e análise de perdas energéticas nas cidades.

A Ubiwhere, sediada em Aveiro, participa no projeto Europeu NEANIAS , no qual lidera a criação de uma solução de software para a monitorização inteligente da qualidade do ar e análise de perdas energéticas nas cidades.

O NEANIAS é um projeto desenvolvido ao abrigo do Programa H2020 com o principal objetivo de promover as práticas de Ciência Aberta na Europa.

O projeto pretende ainda prestar um papel ativo na materialização do ecossistema European Open Science Cloud (EOSC).

A EOSC é uma plataforma digital criada pela Comissão Europeia destinada a investigadores e profissionais da comunidade científica que oferece acesso transparente a dados e serviços interoperáveis que endereçam todo o ciclo de investigação de dados.

O seu propósito é estabelecer um ambiente digital de serviços abertos e integráveis, em formato de catálogo, que conta com o feedback de cada utilizador.

A Ubiwhere está responsável por desenvolver uma solução inteligente de aferição, monitorização e previsão da qualidade do ar e análise de perdas energéticas nas cidades, com base em dados históricos provenientes de diferentes fontes.

Uma vez desenvolvida e validada com sucesso no âmbito do projeto, a solução será integrada no catálogo EOSC, para que cidades e comunidades de investigação possam beneficiar da tecnologia e dos dados recolhidos para criar novos e inovadores produtos.