UC e Centro Nacional de Cibersegurança estabelecem parceria

As entidades vão assinar um protocolo de colaboração que visa operações e políticas de cibersegurança, investigação e formação e qualificação de recursos humanos. A parceria vai permitir que a Universidade de Coimbra (UC) melhore a sua segurança e contribua para a prevenção de ciberataques a nível nacional.

O acordo será firmado pelo reitor da UC, João Gabriel Silva, e pelo coordenador do Gabinete Nacional de Segurança/Centro Nacional de Cibersegurança (GNS/CNCS), Pedro Veiga, na próxima quinta-feira, dia 7 de dezembro.

A parceria vai englobar várias áreas, entre as quais operações de cibersegurança, políticas de cibersegurança, investigação e formação e qualificação de recursos humanos, tendo em vista “o desenvolvimento das capacidades nacionais de prevenção, monitorização, deteção, reação, análise e correção, destinadas a fazer face a incidentes de cibersegurança e ciberataques e contribuir para garantir a segurança dos sistemas de informação e comunicação do Estado e das infraestruturas críticas nacionais“, referem as entidades, em comunicado.

Segundo o Reitor, esta aliança vai permitir «que a Universidade de Coimbra contribua para que Portugal tenha capacidade para se defender de ataques pela internet, e para que a segurança informática dos próprios sistemas da Universidade de Coimbra também melhore».

Após a assinatura do protocolo, o coordenador do CNCS profere uma palestra subordinada ao tema “Estratégia Nacional de Cibersegurança”.

O CNCS é a entidade responsável pela definição da política nacional de cibersegurança e pela implementação da Diretiva NIS (Network and Information Security) em Portugal, que visa aumentar as capacidades em cibersegurança, a cooperação entre os Estados membros da UE, a aplicação de medidas de segurança das redes e da informação e a notificação de incidentes por parte dos fornecedores de serviços essenciais e prestadores de serviços digitais.