A Comissão Europeia propôs novas regras para que as empresas digitais paguem mais impostos, com as gigantes tecnológicas dos EUA a poderem perder uma parte da sua receita.
Vários líderes da UE, que vão debater a questão de como eliminar os impostos da nova economia digital evasiva numa cimeira de Bruxelas na quinta-feira, opõem-se às propostas do executivo. Apesar do apoio dos grandes poderes da Alemanha e, especialmente, da França, que arrisca tornar muito difícil transformar a idéia num direito europeu.
De acordo com o plano da Comissão, as empresas com receitas digitais significativas na Europa vão pagar um imposto de 3% sobre o seu volume de negócios em vários serviços online na União Europeia, com cerca de 5 mil milhões de euros.
O Comissário da Economia da UE, Pierre Moscovici, descartou as acusações de que estava a ir atrás das empresas tecnológicas norte-americanas para enriquecer os cofres da UE num momento em que o bloco está em desacordo com a administração Trump sobre questões comerciais e fiscais.
“Este não é um ataque à GAFA [Google, Apple, Facebook e Amazon] nem uma proposta de ataque anti-EUA que irá visar qualquer empresa ou qualquer país “, explicou Moscovici.
O imposto seria aplicável às grandes empresas com uma receita anual anual superior a 750 milhões de euros e a receita anual “tributável” da UE acima de 50 milhões de euros.
A legislação chega quando os Estados Unidos desestabilizam a Europa com a sua própria reforma tributária e a ameaça de uma guerra comercial, juntamente com os relatórios de que os dados dos utilizadores do Facebook foram acedidos por uma empresa de consultoria para ajudar o presidente Donald Trump a vencer as eleições de 2016.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…