União Europeia tem média mais baixa em 4G

Segundo um estudo da consultora de preços de telecomunicações Tariff Consultancy Ltd, os países europeus são os que têm a média mais baixa nos preços dos contratos de telefonia móvel 4G.

preco-4gO estudo da TCL mostra o impacto das novas redes de 4G lançadas ao longo dos últimos três meses no mercado, analisando as tarifas de 130 operadores em mais de 70 países. Os operadores europeus estão a reduzir o preço para os atuais serviços de 4G, particularmente em França, onde estes serviços estão a ser cobrados ao mesmo nível que os dados 3G.

Um número de operadores está a oferecer descontos de preços seletivos ou “bundles”, como parte de promoção para o 4G. Na Alemanha verifica-se uma redução de preço de 40 por cento oferecida para os modelos de tarifa de entrada para o primeiro ano ou para os primeiros dois anos de contrato.

A Vodafone oferece a opção de subscrição do Spotify Premium ou do Sky Sports Mobile com um contrato de 4G, com um período gratuito que varia de seis a 24 meses, dependendo do pacote 4G escolhido. Alguns operadores 4G também estão a oferecer serviços pré-pagos de 4G, como a Everything Everywhere no Reino Unido.

A introdução do 4G como um “add-on” a baixo custo é outra tendência, com a TIM em Itália a cobrar um adicional de cinco euros por mês para o seu produto 4G Internet Plus, permitindo velocidades de download teóricas de até 70Mbps.