Unipartner junta-se à European Green Digital Coalition

Com o apoio da UE, esta iniciativa inclui empresas de TIC a nível global a operar no espaço europeu.

A Unipartner é agora membro da EGDC – European Green Digital Coalition, uma iniciativa apoiada pela Comissão Europeia e pelo Parlamento Europeu, que visa promover a utilização do Digital para reduzir as emissões de carbono em todos os setores da economia.

O EGDC é responsável por fornecer orientações de implementação para setores que demonstrem um grande potencial para a aceleração do processo de transição para a sustentabilidade.

Com este objetivo, a Unipartner junta-se a um grupo de 37 empresas a operar o espaço europeu, como a Microsoft, a Cisco, a Accenture e a Vodafone.

Fernando Reino da Costa, CEO da Unipartner refere que “a COP28 veio reforçar o papel central que o sector das tecnologias da comunicação tem no combate às alterações climáticas. Aliar a Unipartner a esta iniciativa da EU é aumentar a nossa capacidade de ajudar as organizações com quem colaboramos a atingir os seus objetivos e metas, com iniciativas concretas e mensuráveis.“

Tal como todos os membros do EGDC, a Unipartner compromete-se a investir na implementação de soluções digitais com impacto positivo no meio ambiente e a colaborar no desenvolvimento de metodologias de avaliação normalizadas, credíveis e comparáveis.

Um dos objetivos principais do EGDC é o de disponibilizar o método, a ser utilizado no contexto da EU, que permita a medição do impacto das soluções digitais nas alterações climáticas, nos diferentes setores como a energia, os transportes, a indústria, mas também nas áreas de serviços como na banca, seguros e setor público.

Ilias Iakovidis, conselheiro na DG CONNECT, Comissão Europeia, que lidera esta iniciativa, encara os compromissos assumidos pela UE e pretende suportar a redução das emissões de gases com efeito de estufa em, pelo menos, 55% até 2030 e de alcançar a neutralidade climática até 2050.

A entrada no EGDC está alinhada com os valores da Unipartner, que ambiciona contribuir positivamente para os objetivos da UE ao aliar o digital aos seus benefícios ambientais, sociais e económicos.