Universidade de Coimbra vai usar solução de análise de dados JMP do SAS

A Universidade de Coimbra adquiriu o software JMP Academic Suite, um programa para estatística produzido pela unidade de negócios JMP do SAS, que pode ser utilizado tanto para o ensino como para o contexto académico. Disponível para Windows e Macintosh, o JMP servirá para professores e investigadores como uma ferramenta útil para as suas respectivas atividades. É de realçar que a sua capacidade e desempenho na área de DOE (Design of Experiments), sendo também utilizado noutras áreas como economia, engenharia civil entre outras.

Criado em 1989, o JMP, refere o comunicado, tem vindo a crescer ao interligar a visualização e exploração de dados com capacidades estatísticas avançadas, podendo adaptar-se às necessidades específicas de cada utilizador.

“A nosso ver, a Universidade de Coimbra ao licenciar este software deu um passo em frente ao munir-se de uma inovadora ferramenta de análise estatística, que irá ajudar a reforçar as competências e valências do corpo docente junto dos alunos!“ salienta Jos van der Velden, Academic Program Manager do SAS.

Marco Seabra dos Reis, docente do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra, referiu o motivo da escolha da solução. “Com a emergência de tendências como a Industry 4.0 e Big Data, o acesso a ferramentas avançadas de análise de dados (estruturados e não-estruturados) é uma necessidade e um ativo estratégico fundamental para fazer face aos desafios correntes, bem como aqueles que rapidamente se avizinham.”