Universidade de Cardiff impulsiona alta performance

O serviço de Computação de Investigação Avançada está a usar os servidores ThinkSystem da Lenovo para impulsionar a importância global da computação de investigação de alta performance.

O serviço de Computação Avançada da Universidade de Cardiff (ARCCA) está agora a utilizar 90 servidores Lenovo ThinkSystem para impulsionar o seu cluster de desempenho da computação de alta performance (High Performance Computing – HPC) em 100%, contribuindo para impulsionar investigações inovadoras sobre as origens do universo e a formação das estrelas.

O serviço de computação de investigação topo de gama da Cardiff escolheu trabalhar com a Logicalis e a plataforma Lenovo ThinkSystem para aumentar as capacidades do seu cluster de HPC Hawk, que oferece acesso a ferramentas e recursos de supercomputação para resolver problemas de investigação complexos em campos tão diversos como a astrofísica e as ciências da vida.

A Lenovo e a Logicalis fornecem recursos de HPC para dois grupos de investigação em Cardiff, incluindo um que pode mudar a nossa compreensão do universo, a Colaboração Científica Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory (LIGO).

Há mais de 15 anos, o ARCCA “é um dos maiores fornecedores de HPC para o projeto de investigação global LIGO, que visa detetar ondas gravitacionais e ondulações no espaço-tempo criadas por colisões entre buracos negros”.

Para o projeto LIGO, liderado pelo professor Stephen Fairhurst, a Lenovo forneceu 75 servidores Lenovo ThinkSystem SR645 antes da quarta execução de deteção de ondas gravitacionais de dois anos do LIGO.

A nova solução duplica o desempenho de computação disponível para os investigadores “e excede os benchmarks de desempenho iniciais em aproximadamente 46%”, permitindo que os investigadores processem eventos de deteção e partilhem dados com mais rapidez.

Um segundo grupo de investigação da Universidade de Cardiff, estudantes de formação das estrelas, liderado por Ana Duarte Cabral, investigadora da Royal Society University, usará 15 servidores Lenovo ThinkSystem SR630 com dois servidores Lenovo ThinkSystem SR650 para armazenamento.

Com o sistema financiado pela Royal Society, a investigação do grupo centra-se na criação de estrelas em galáxias espirais como a nossa Via Láctea, exigindo simulações computacionalmente exigentes de galáxias completas.