UPTEC abre candidaturas para novas ideias de negócio

Estão abertas a partir de hoje as candidaturas à próxima edição da Escola de Startups no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. O programa de aceleração dura três meses e tem capacidade para vinte novas equipas.

O UPTEC quer atrair empreendedores que tenham novas ideias de negócio, e pretende apoiar projetos de cariz criativo, tecnológico e científico no processo de desenvolvimento e consolidação. O prazo para a entrega de candidaturas termina a 27 de março e os selecionados serão revelados a 4 de abril.

Em jogo está a oportunidade de trabalhar num espaço do UPTEC, fazer parte de uma rede de empresas nacionais e internacionais e receber mentoria de empresários seniores e parceiros estratégicos, com o intuito de validar a viabilidade do negócio no mercado.

Os promotores das equipas selecionadas vão também receber formação concebida para projetos empresariais em fase de desenvolvimento, com foco no modelo de negócio, propriedade intelectual, vendas e comunicação empresarial. “O objetivo passa por complementar as competências empresariais dos jovens, essenciais para a aceleração da ideia”, diz o UPTEC.

Além disso, todas as semanas os empresários terão a oportunidade de frequentar eventos de networking, “com o intuito de potenciar a criação de oportunidades e sinergias entre os projetos empresariais e as empresas nacionais e internacionais estabelecidas no mercado.”

Há ainda um bónus, que advém da parceria entre a Escola de Status e a Vodafone: a operadora vai “escolher as melhores ideias de natureza tecnológica a concurso” e oferecer-lhes incubação no programa Vodafone Power Lab. Esta iniciativa de apoio à inovação oferece incubação, mentoring e formação, entre outras condições para o desenvolvimento de empresas. No último Pitch Day do UPTEC, em fevereiro, o Vodafone Power Lab selecionou a Quant-UX e a Zarco para a incubação. Já a Noocity venceu a competição geral do Pitch Day.

Esta é a sétima edição da Escola de Startups, que nos programas anteriores apoiou 125 ideias de negócio e um total de 350 empreendedores. O UPTEC aponta como casos de sucesso a Addvolt, Infinite Book, WiseCrop, FAHR 021.3, Hype e Iguaneye.

Quem tiver uma ideia de negócio que queira ver desenvolvida na Escola de Startups pode enviar a sua candidatura através do site dedicado do UPTEC.