Usmanov com monopólio dos media russos

Um dos homens mais poderosos da Rússia e multimilionário Alisher Usmanov aumentou o seu controlo sobre os meios de comunicação do país, depois de, no início do dia de hoje, ter comprado 12 por cento das ações da maior rede social russa VKontakte.

usmanov

Aliado de peso do Kremlin, Usmanov tem vindo a exercer cada vez mais influência na comunicação social da Rússia, desde que o Presidente Putin ascendeu ao poder em 2009.

Usmanov, cujo grupo Mail.Ru detém já posse da segunda e terceira maiores redes sociais do país – Odnoklassniki e Moi Mir – conseguiu obter uma maior percentagem de participação na VKontakte, o que deu à empresa do magnata controlo quase absoluto sobre os canais comunicativos da Rússia.

Esta aquisição demonstra o poder efetivo que o governo russo, e todas as entidades que em seu nome atuam, tem sobre os meios de comunicação, social ou não, e a influência que tem vindo a exercer junto de todos os canais e plataformas de difusão de informação, numa tentativa (frutífera) de mitigar quaisquer críticas ao poderio e de dissuadir qualquer forma de insurreição popular.

Usmanov foi avaliado pela Forbes no valor de 18,6 mil milhões de dólares, e detém participações no setor das telecomunicações, bem como na indústria do ferro e do metal.

A Rússia, ao longo dos últimos anos, tem vindo a estreitar cada vez mais a monitorização dos meios de comunicação e a aplicar medidas austeras de censura e de repressão à liberdade de expressão do povo russo.