Utilizadores não descarregam apps pagas

A Gartner garante que os proprietários de smartphones apenas usam aplicações gratuitas.

A maioria dos utilizadores de smartphones usam aplicações gratuitas, diz a consultora Gartner, que determina que são poucos os que descarregam software pago ou fazem transações in-app

E quanto gastam o que optam por pagar as suas aplicações? A despesa média com aplicações é de 7,67 dólares. Enquanto isso, o gasto médio por transação dentro da aplicações é de 11,59 dólares. Na verdade, os gastos in-app parecem estar a aumentar. “Quando os utilizadores estão dispostos a pagar pelas aplicações, os gastos em operações dentro da aplicação aumenta, 26% a mais que em 2015”, especifica Stéphanie Baghdassarian, diretora de pesquisa do Gartner. 

Baghdassarian também explica que “a grande maioria das aplicações móveis pagas custam 1,99 euros, ou menos“, é um pagamento básico, enquanto a ativação de transações na aplicação geralmente significa que o utilizador valoriza a app e não vê por isso qualquer problema em investir mais nela”.

“À medida que a idade dos inquiridos aumenta, parecem estar menos dispostos a gastar dinheiro dentro de uma aplicação”, acrescenta Baghdassarian.” Enquanto isso, “o segmento dos 18 aos 24 anos mostra uma baixa despesa média em downloads pagos e uma despesa média alta em transações in-app”.

Hoje, os homens gastam mais dinheiro em aplicações móveis do que as mulheres. Como fazem o fazem os Millennials mais velhos e os membros da Geração X. Ou seja, utilizadores de smartphones entre as idades de 25 e 44 anos.