Vencedores do Fraunhofer Portugal Challenge foram anunciados

A final do Fraunhofer Portugal Challenge 2017, que aconteceu na semana passada, premiou ideias nas áreas do desenvolvimento de aplicações e saúde e colocou em destaque a capacidade de inovação dos estudantes e investigadores portugueses.

O concurso organizado pelo Fraunhofer Portugal AICOS, que já vai na sua 8.ª edição, desafiou estudantes e investigadores a apresentar ideias inovadoras que serviram de base a teses de Mestrado ou Doutoramento.

Um projeto que pretende facilitar o desenvolvimento de aplicações interativas multimodais, multidispositivo, multiplataforma e multilingues, da autoria de Nuno Almeida, e um método que permite uma melhor e mais fiável avaliação de imagens de ressonância magnética cerebral de pacientes com esclerose múltipla, da autoria de Rafael Simões, foram as ideias galardoadas com o 1.º prémio nas duas categorias a concurso – Mestrado e Doutoramento. Os vencedores receberam prémios científicos no total de 9.000€.

Na categoria de Doutoramento, o 2º lugar foi atribuído a Nuno Moniz, que desenvolveu um método de previsão de popularidade de conteúdo online e o 3º classificado foi José Sousa, que criou um novo método de investigação de acidentes de viação, baseado na utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), mais conhecidos como drones.

Já na categoria de Mestrado, João Monteiro arrecadou o título de 2.º lugar, com a app HealthTalks, que funciona como um sistema gestão de informação médica pessoal e pretende melhorar a comunicação entre médico e paciente, fornecendo informações sobre termos médicos. A ideia de João Ferrão, um biossensor colorimétrico não enzimático em papel, que determina níveis de glucose de forma fácil, rápida e barata, mereceu o 3º lugar.

Nesta edição foram submetidas 44 candidaturas, oriundas de 21 Instituições de Ensino Superior diferentes de todo o país.  As ideias foram avaliadas de acordo com critérios como o grau de inovação, exequibilidade técnica e potencial de mercado.