Estes são os vencedores da Microsoft Imagine Cup 2016

Já estão entregues os grandes prémios da competição de inovação jovem da Microsoft, Imagine Cup. Uma das equipas brasileiras a concurso conquistou o terceiro prémio na categoria de Jogos.

Trata-se da equipa PUC-MG, denominada “Tower Up”, com Alessandra Faria de Castro, Érico Grasso, Ramon Coelho de Souza e Daniel Sanabria . Os jovens desenvolveram o “Sonho de Jequi”, jogo de corrida e aventura que tem como objetivo contribuir socialmente com o Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do Brasil. A equipa foi a única da América Latina a ficar entre os primeiros colocados na Imagine Cup 2016, disputada em Seattle.

Ao todo, foram apresentados projetos de 35 países na 14º edição da competição anual, que oferece a possibilidade de adquirir novas habilidades técnicas, de negócios e design para ajudar a transformar suas ideias criativas em realidade.

Os alunos concorreram em três categorias: Jogos, Inovação e Cidadania e o melhor dos primeiros do pódio receberá mentoria privada com Satya Nadella, CEO da Microsoft, e o cobiçado título de Campeão Mundial da Imagine Cup 2016.

Os vencedores de cada categoria e os respectivos prémios em dinheiro são:

Jogos:

  • 1º lugar: PH21, da Tailândia, 50 mil dólares
  • 2º lugar: None Developers, da Indonésia, 10 mil dólares
  • 3º lugar: Tower Up, do Brasil, 5 mil dólares

A equipa da Tailândia, PH21, criou o jogo vencedor de enigma, com uma história imprevisível e jogabilidade incomum. O jogador controla Marza, uma misteriosa mulher que roubou um dispositivo com o poder de ver o futuro, e Alpha, uma menina que tem a capacidade de manipular o tempo. Os dois personagens devem cooperar para superar os obstáculos e encontrar a melhor rota para cada desafio.

Inovação:

  • 1º lugar: ENTy, da Romênia, 50 mil dólares
  • 2º lugar: Mestres bits, do Sri Lanka, 10 mil dólares
  • 3º lugar: HealthX dos EUA, 5 mil dólares

A equipa da Romênia, ENTy criou um dispositivo wearable de alta tecnologia que monitoriza o equilíbrio do ouvido interno e verifica a posição da coluna em tempo real. O projeto levou o primeiro lugar na categoria Inovação e trata-se de um dispositivo do tamanho de uma chave comum, que e é utilizado nas costas ou na cabeça e pode detectar problemas internos de ouvido e outros dados que podem ser úteis para os médicos no diagnóstico de pacientes.

Cidadania:

  • 1º lugar: AMANDA, da Grécia, 50 mil dólares
  • 2º lugar: Night’s Watch, da Tunísia, 10 mil dólares
  • 3º lugar: InSimu, da Hungria, 5 mil dólares

AMANDA da Grécia foi a grande campeã da categoria Cidadania. Os estudantes desenvolveram uma aplicação de realidade virtual para ajudar a combater o bullying. O aparelho coloca os utilizadores em cenas interativas em 3D, muitas delas envolvendo bullying, para medir suas respostas e aumentar a empatia, consciência e autoestima. O nome do projeto é uma homenagem a Amanda Todd, uma adolescente canadiana que fez um vídeo a  detalhar a sua experiência como vítima de cyberbullying, antes de se suicidar em 2012.

Prémio Especial

A equipa BoneyCare da China recebeu o prêmio Ability Award, que reconhece os estudantes cujo projeto visa melhorar a acessibilidade e empoderar as pessoas com deficiência. Eles criaram o um sistema na cloud para ajudar quem tem gaguez.

Durante a cerimónia, Lisa Wong, do Canadá, também foi premiada com o Microsoft Student Partner of the Year.

Os estudantes finalistas de diversos países visitaram a sede da Microsoft em Redmond, Washington (EUA),para competirem por mais de 200 mil dólares em dinheiro na Final Mundial da Imagine Cup 2016.