Categories: EscritórioPC

Vendas de computadores vão cair 7,3% este ano

A consultora indica que as condições de mercado têm sido piores que o esperado, e há vários factores a inibirem uma melhoria: volatilidade cambial, preços de commodities em baixa, incerteza política e adiamento de projetos empresariais. A expectativa é de que as quebras nas vendas de computadores sejam “progressivamente mais baixas” em 2017.

A IDC nota também que o facto de as vendas de smartphones e tablets estarem em abrandamento não ajudou em nada o mercado de computadores. A pressão financeira sobre os consumidores em quase todas as regiões e a capacidade de adiar a substituição de um PC porque o Windows 10 ainda tem instalação gratuita continuam a deprimir o mercado global. Nas empresas passa-se o mesmo: muitas estão a avaliar a transição para Windows 10, mas sem grande tradução num aumento das vendas.

O que tem efeitos inegáveis é o sucesso dos tablets destacáveis, como o iPad Pro e o Surface, cujas especificações comparam bem contra computadores mais tradicionais. Se estes dois segmentos fossem combinados, o mercado cairia apenas 2% em 2016 e regressaria ao crescimento já em 2017.

“Esta revisão reflete a pressão continuada na venda de computadores, mas não muda significativamente os factores que estão a influenciar o mercado”, afirma a vice-presidente do Worldwide Tracker Forecasting da IDC Loren Loverde. “Além disso, temos agora quatro trimestres consecutivos de declínios a dois dígitos. Este tipo de contração prolongada nao tem precedentes, e desce a fasquia para sinais de melhoria no futuro”, adianta. Neste momento, melhoria será apenas uma redução das quebras.

O analista Jay Chou acrescenta que os canais se mantêm “extremamente conservadores”, sendo que o segmento de consumo é o que está a ser mais atingido pelas pressões económicas. Em contraste, as vendas para o segmento empresarial vão cair apenas 4,4% em 2016 e já deverão voltar ao crescimento nos próximos anos.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

2 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

3 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

6 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

1 semana ago