Vendas globais de PC tiveram a maior queda desde 2013

O mercado de PCs teve um ano fraco em 2015. E isso pode ser constatado nas pesquisas divulgadas pela Gartner e IDC, que apontam mais uma queda global nas vendas de computadores ao final do último trimestre do ano passado.

Segundo a Gartner, as vendas globais de PCs caíram 8,3% representando 75,7 milhões de unidades no quarto trimestre de 2015. Os cinco principais fabricantes nesse período foram a Lenovo, HP, Dell, Asus e Apple.

A Apple foi a única empresa entre as cinco primeiras a de facto ver um crescimento nas vendas dos seus computadores. Já a Acer obteve o pior resultado, com uma queda de mais de 11%.

Já o levantamento do IDC registou uma queda de 10,6%, representando 71,9 milhões de unidades no mesmo período de 2015. Segundo a consultoria, numa base de queda ano a ano, 2015 teve o pior índice de vendas da história, ultrapassando o declínio de 2013 que teve queda de 9,8%.

O ranking do IDC teve o mesmo resultado que da Gartner, também apontando a Apple como a única entre as cinco primeiras a ter um resultado positivo.

De acordo com a Gartner e o IDC, o ano de 2016 pode sofrer um declínio de 1% em relação a 2015, mas poderá observar um período mais positivo para as vendas.