Visa estreia a competição Everywhere Initiative na Europa

A Visa lança a primeira edição europeia da competição Everywhere Initiative que desafia startups e fintechs de 19 mercados europeus, incluindo Portugal, a apresentarem ideias focadas na melhoria das comunidades locais e em experiências de viagem. Os concorrentes terão a oportunidade de ganhar até 50 mil euros de apoio a um programa de desenvolvimento com a Visa, ou através de uma parceria comercial com outras instituições financeiras.

Os vencedores vão ter, ainda, a oportunidade de aceder às APIs da Visa através da Plataforma de Desenvolvimento da empresa e a mentores executivos e tecnólogos para ajudá-los a desenvolver as suas ideias.

Lançada inicialmente nos EUA em 2015, a competição Everywhere Initiative da Visa pretende incentivar a inovação associada aos pagamentos à medida que o setor transita rapidamente do tradicional rumo ao digital.

De acordo com o comunicado de imprensa, desde que foi lançada, foram quase 1000 startups que participaram na iniciativa. No total, conseguiram angariar 1,7 mil milhões de dólares em financiamento. Para além da Europa, a Visa também continuará a receber o Everywhere Initiative na América do Norte, América Latina e Ásia.

“A experiência do consumidor está no centro da indústria de pagamentos, um setor que se está a expandir e a desenvolver a um ritmo mais acelerado do que nunca, impulsionado pelas novas tecnologias. Através de competições como o Everywhere Initiative, estamos a estimular a inovação tecnológica para impulsionar a aceitação e promover uma maior conveniência para os consumidores. Concentrando-nos na comunidade local e na experiência de viagem, esperamos facilitar e melhorar o quotidiano das pessoas, onde quer que estejam. Estamos ansiosos por receber as propostas de startups europeias inovadoras que procuram financiamento e colaborações frutíferas para ajudá-los a realizar grandes ideias”, sublinha Bill Gajda, Vice-Presidente Sénior de Inovação e Parcerias Estratégicas.

Os participantes elegíveis na Europa são convidados a apresentar propostas de soluções empresariais alinhadas com desafios Local Community,  Regional Intercity e International Travel, submetendo a candidatura no site da Everywhere Initiative,  que estará disponível no dia 19 de abril, quarta-feira.