Vodafone avança para compra de operadora espanhola

A Vodafone já abordou os principais acionistas da empresa espanhola de televisão por cabo, Ono, numa proposta avaliada em 7,7 mil milhões de dólares.

chamada-bandalarga

A empresa britânica Vodafone está disposta a reforçar a posição no mercado mundial. Depois de ter adquirido a empresa indiana Piramal Enterprises por 1,6 mil milhões de dólares e de ter investido no mercado alemão ao comprar a Kabel Deutschland, principal operadora televisiva do país por 6,6 mil milhões de dólares, a Vodafone investe agora no mercado espanhol com o interesse na Ono.

Esta súbita proposta por parte da operadora britânica está relacionada com o também suposto interesse de uma outra empresa, a norte-americana Liberty Global, na empresa espanhola.

Recentemente, a Vodafone discutiu uma aliança com a empresa Sky de modo a combater a BT no negócio de banda larga fixa. Nesse sentido, a Vodafone criou vários serviços em parceria com a Sky que tiveram o objetivo de melhorar os serviços quad-play, em que o utilizador tem direito num só pacote aos serviços de Internet de banda larga, televisão e ainda telefone sem-fios.

Em caso de negócio entre a Vodafone e a Ono, a empresa britânica pode ficar com 26,7 por cento de quota de mercado do segmento móvel e com uma quota de 20,5 por cento em banda larga fixa. Isto que significa um controlo significativo da operadora sobre um mercado que está cada vez mais em expansão.

A Ono é uma operadora que tem sede em Madrid e é uma das maiores operadoras de telecomunicações em Espanha, sendo a distribuição de televisão por cabo o segmento mais representativo da empresa.