Vodafone realiza primeiros testes de 5G em Portugal e atinge 20Gbps

A operadora, em parceria com a Ericsson, realizou hoje os primeiros testes de 5G em Portugal. A inovadora demonstração da rede do futuro aconteceu no Edifício Sede da Vodafone Portugal, tendo sido atingidas velocidades de 20Gbps.

Os testes realizaram-se over the air’, ou seja, sem recurso a ligação por cabo, e incluíram a transmissão de ficheiros para dois equipamentos móveis, em condições reais de propagação, a velocidades multi-Gbps (mais do que 1Gbps) com utilização da tecnologia de ‘beam tracking’ e multi user MIMO, na qual assenta o 5G.

Além disso, foi realizado um streaming de vídeo Ultra HD/4K para um equipamento móvel em movimento sem perda de qualidade, nem interrupções.

Os testes comprovaram a redução de latência do sistema rádio 5G, que se prevê que vá ser um facilitador para comunicações críticas em tempo real, fiáveis e de elevado débito, tais como M2M, nomeadamente de veículos autónomos e operações remotas de robótica.  A rede móvel do futuro pretende ser uma revolução no domínio das telecomunicações e potenciar o uso massivo da IoT.

“Este é mais um marco na história de inovação da Vodafone Portugal que, ao preparar a sua rede móvel para uma transição progressiva para as comunicações de quinta geração, contribui para melhorar significativamente a experiência de telecomunicações dos utilizadores, levando a mais avançada tecnologia aos seus Clientes”, indica, em comunicado, João Nascimento, CTO da Vodafone Portugal.

Em paralelo, a Vodafone demonstrou velocidades de 1Gbps na sua rede 4,5G live, que já está hoje disponível para os clientes da operadora que tenham equipamentos compatíveis com essa velocidade. De referir que a empresa já disponibiliza, no seu portfólio, alguns dispositivos que suportam 4,5G.