Vodafone UK escolhe tecnologia da Ericsson para modernizar rede de Londres

A Ericsson foi selecionada para fornecer tecnologia de Massive MIMO e Carrier Aggregation para ajudar a Vodafone UK a melhorar a sua rede 4G em Londres e no sul de Inglaterra, assim como tecnologia de 5G Radio para preparar a introdução das redes do futuro.

O acordo contempla testes de tecnologia, validação de produto e implementação comercial, bem como serviços profissionais que vão incluir conjuntos de antenas avançados para melhorar a qualidade dos sinais de rádio e a capacidade, designado Massive MIMO, assim como tecnologia Carrier Aggregation, que combina diferentes redes móveis para aumentar a capacidade e o débito de dados para o utilizador final.

“Estamos continuamente a melhorar a nossa rede para otimizarmos o desempenho e oferecermos aos nossos clientes e melhor experiência possível. Vamos continuar a expandir a nossa rede 4G e a desenvolver mais e melhores capacidades para os nossos clientes. Esperamos poder continuar a trabalhar com a Ericsson para conseguirmos atingir os nossos objetivos”, refere, em comunicado, Jorge Fernandes, Diretor de Tecnologia da Vodafone UK.

As duas empresas assinaram também um memorando de entendimento que irá contemplar 
a evolução 4G, rádio 5G standalone e non-standalone, cenários de implementação local da tecnologia 5G, simulações NR: 3.5 GHz e mmWave, cenários de utilização 5G, cloud distribuída e prova de conceito de rede de múltiplas configurações e a colaboração com o Kings’ College de Londres.

“Estamos a trabalhar com a Vodafone UK para melhorarmos a sua rede 4G e testarmos as novas tecnologias 5G. Juntos vamos permitir uma conectividade ubíqua para os seus utilizadores que irá permitir e promover não só novas experiências, mas também a monitorização e o controlo da IoT em tempo real”, disse, por sua vez,  Arun Bansal, Diretor para a Europa e América Latina na Ericsson.