Volkswagen Financial Services investe em empresa de software portuguesa

O Volkswagen Financial Services prossegue a implementação da sua estratégia de digitalização e reforço de competências nas tecnologias de informação.

O Volkswagen Financial Services prossegue a implementação da sua estratégia de digitalização e reforço de competências nas tecnologias de informação, tendo concretizado a aquisição de uma participação maioritária indireta na empresa portuguesa de software VTXRM.

Com o seu software “Accipiens”, a empresa abrange todo o processamento digital de contratos para empresas financeiras e de renting, sendo o mesmo já usado pelo Volkswagen Financial Services em diversos países, depois de ter sido implementado primeiramente em Portugal.

Mario Daberkow, administrador do Volkswagen Financial Services AG, afirma que “o Accipiens é um dos nossos sistemas de gestão de contratos implementado globalmente que nos ajuda a estandardizar processos a nível mundial, a aumentar a produtividade e a reduzir custos”. O responsável pelas áreas de Tecnologias de Informação (IT) e Processos do Grupo acrescenta: “Assegurar a capacidade de fornecimento a longo prazo e o futuro desenvolvimento da VTXRM no Grupo Volkswagen Financial Services são objetivos adicionais desta aquisição, sendo que estamos ansiosos pelo progresso futuro que faremos em conjunto com a VTXRM”.

Por seu lado, Christian Dahlheim, administrador do Volkswagen Financial Services AG responsável pelas Vendas e Marketing, realça que a empresa pretende “oferecer todos os produtos e serviços financeiros essenciais online até ao ano 2020. O Accipiens é uma ferramenta importante para explorar as vantagens da digitalização das vendas também, porque permite-nos estabelecer processos simples e eficientes na gestão de contratos”.

O Volkswagen Financial Services AG adquiriu um total de 90% das ações na empresa portuguesa de software VTXRM Software Factory LDA através de uma participação maioritária na holding de gestão Softbridge – Projectos Tecnológicos S.A. O outro acionista e parceiro na Softbridge é o fundador e CEO da VTXRM, Nuno Silva, que criou e desenvolveu a empresa e que continuará na sua liderança.

A VTXRM tem vários clientes em todo o mundo para o software Accipiens e tem sido um dos principais fornecedores do Volkswagen Financial Services desde 2012, numa relação que se iniciou na operação em Portugal e que depois se estendeu a nível global. A empresa vai continuar a servir os seus clientes fora do Grupo Volkswagen Financial Services e a operar de forma independente no mercado, tendo como objetivo expandir ainda mais o seu negócio. A sede da VTXRM encontra-se em Lisboa, Portugal, onde emprega perto de 100 pessoas.