Volkswagen lidera investimento mundial em Investigação e Desenvolvimento

A Volkswagen foi a empresa que mais investiu em I&D em 2012 a nível mundial. Com um investimento de 9,5 mil milhões, a empresa alemã lidera o Painel europeu sobre investimento na I&D Industrial de 2013.

000003699778LargeEsta é a primeira vez que uma empresa europeia lidera este ranking. O estudo revela que o investimento global das empresas da região em I&D aumentou no último ano cerca de 6,3 por cento, mas continuou atrás da evolução registada nos Estados Unidos para o mesmo indicador.

O investimento médio nos Estados Unidos das empresas em I&D cresceu no mesmo período 8,2 por cento. O estudo revela ainda que, apesar da Europa se comparar bem com o resto do mundo no domínio da indústria, mantém níveis de I&D demasiado fracos nas áreas da alta tecnologia, biotecnologia e software.

Relativamente à indústria, regista-se um crescimento do investimento europeu em I&D na área do automóvel e peças, mais 14,4 por cento do que em 2012.

Nas Tecnologias da Informação e Comunicação registam-se bons desempenhos nas áreas do software e serviços informáticos. No entanto houve um declínio no domínio do equipamento informático.

O ranking analisa 527 empresas europeias, num total de duas mil organizações. As restantes estão sediadas noutras partes do mundo.

Quatro empresas portuguesas foram consideradas neste estudo. A Portugal Telecom surge na 474ª posição da tabela, seguida da Bial em 1058º lugar, a CGD em 1326º e da EDP em 1611º. Todas as empresas analisadas investiram mais de 22,6 milhões de euros em investigação e desenvolvimento.

Ainda de acordo com este relatório, as companhias analisadas pretendem aumentar o investimento em I&D num valor médio de 2,6 por cento nos próximos dois anos, número que fica abaixo do indicado em 2012.

No top 100 do relatório encontram-se 28 empresas europeias, das quais 19 aumentaram o seu investimento em investigação e desenvolvimento no último ano.

Já no top 5, a Volkswagen é a única empresa europeia. A segunda da tabela é a Samsung, seguida pela Microsoft, Intel e Toyota.