Volkswagen vai investir 500 mil milhões de euros em camiões digitais

O anúncio foi feito hoje (4) pela Divisão de camiões da Volkswagen. A empresa gastará cerca de 500 mil milhões de euros até 2020 para aprimorar recursos digitais de veículos para o transporte de bens pesados, conforme as fabricantes do segmento aumentam o foco em automação de transporte rodoviário de mercadorias.

Quem está na primeira linha no segmento de camiões autónomos é a rival alemã Daimler. A empresa tem divulgado aprimoramentos na segurança para os motoristas e eficiência de uso de combustível, enquanto aguarda a superação de obstáculos jurídicos no transporte de carga rodoviário.

Volkswagen (VW), que começou a fortalecer as suas operações com camiões antes do escândalo de emissão de poluentes em setembro do ano passado, está a investir em digitalização e novas tecnologias de mobilidade como parte de esforços para se reposicionar e superar o escândalo ambiental.

O grupo Truck & Bus da VW disse que gastará “uma quantidade de milhões de euros de em média três dígitos” nos próximos cinco anos em recursos digitais conforme procura melhorar a comunicação de sensores integrados com freios automáticos e outros sistemas.

A MAN, parte da divisão de camiões da VW com a subsidiária sueca Scania, está a usar um evento em Munique, na Alemanha, nesta segunda-feira (4), para exibir a viabilidade de um sistema no qual um veículo conduzido por uma pessoa é seguido em comboio por outros camiões semiautomatizados.

*Com informações da Reuters