No ano passado, as principais ameaças foram os ransomware, programas maliciosos capazes de obter dados ilimitados nos dispositivos infetados, além dos ladrões de informações – como os trojans financeiros.
Os dados da pesquisa revelam que no período de 2014 a 2015, passaram a existir três vezes mais programas maliciosos, aumentando de 295.539 para 884.774.
A quantidade de ataques de ransomware em dispositivos móveis cresceu cinco vezes em relação ao ano anterior, passando de 18.478 para 94,344. Por fim, o número de novos trojans para Internet Banking em dispositivos móveis sofreu uma queda, indo de 16.586 para 7.030 no referido período.
O número de alterações nos códigos dos ransomware cresceu 3,5 vezes, denotando que os criminosos estão a achar mais rentável extrair dinheiro dos utilizadores por meio de chantagem. Em 2016, provavelmente haverá um aumento na complexidade do malware e das suas variações, com mais regiões e utilizadores afetados.
Os trojans direcionados ao Mobile Banking estão a tornar-se cada vez mais complexos, apesar do menor número de modificações encontradas. Os mecanismos usados por essas aplicações maliciosas continuam os mesmos: depois de entrar no sistema/dispositivo da vítima, ele sobrepõe páginas legítimas do banco ou aplicações de pagamento online por páginas falsas. No entanto, a escala de utilização desse malware cresceu significativamente em 2015.
Agora os cibercriminosos conseguem atacar clientes de dezenas de bancos, localizados em países diferentes, usando o mesmo malware. Até há pouco tempo atrás, cada aplicação maliciosa conseguia afetar apenas uma ou duas organizações financeiras e em alguns países. Um exemplo de aplicação maliciosa com vários alvos é o trojan Acecard, que conta com ferramentas para atacar utilizadores de dezenas de bancos e serviços web.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…