Volvo Cars e Autoliv anunciam o lançamento da Zenuity

A Volvo Cars e a Autoliv, empresa de sistemas de segurança automóvel, estabeleceram uma nova joint-venture, a Zenuity. A iniciativa tem como objetivo desenvolver softwares para sistemas autónomos de condução e assistência ao condutor.

O acordo prevê um investimento total de 1,1 mil milhões de coroas suecas (cerca de 122 milhões de euros) da Autoliv, enquanto que a Volvo Cars vai contribuir com ativos de propriedade intelectual e recursos humanos.

As empresas irão licenciar e transferir a propriedade intelectual dos seus sistemas de condução autónoma para a Zenuity, que será responsável por desenvolver novos produtos que deverão começar a ser comercializados em 2019.

A joint-venture terá Dennis Nobelius como CEO  e sede em Gotemburgo (Suécia), com operações em Munique (Alemanha) e Detroit (EUA). A Zenuity deverá começar a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano com 200 funcionários, mas espera crescer,a médio prazo, para mais do triplo.

A Autoliv será a única fornecedora de todos os novos produtos da organização com um canal de distribuição próprio, enquanto que a Volvo irá fornecer esses produtos diretamente da nova joint-venture.