VSP da Nuage escolhida para data centers da OVH

A Nuage Networks, empresa participada pela Alcatel-Lucent focada em soluções de software-defined networking (SDN), anunciou que a OVH escolheu a sua Virtualized Services Platform (VSP) para implementação nos seus data centers na Europa e no Canadá, de forma a permitir serviços de cloud dedicados aos seus clientes.

cloud

O grupo OVH tem uma presença abrangente nos mercados mundiais, com uma vasta experiência e infraestruturas que partilha entre 15 subsidiárias e 17 centros de dados. A empresa está a executar um ambicioso modelo de negócio que passa por investir fortemente na inovação – como na VSP da Nuage Networks – e na otimização dos custos operacionais para facultar serviços atraentes a preços muito competitivos. O grupo escolheu implementar a VSP da Nuage Networks para facultar uma oferta de “OpenStack as a Service”, através da qual os seus clientes podem aceder a uma infraestrutura dedicada de Cloud Computing recorrendo a OpenStack e Nuage Networks para definir recursos ótimos e beneficiarem de um ambiente de infrastructure-as-a-service (IaaS) com um desempenho superior, mais programável e mais eficiente do ponto de vista operacional.

“Estamos muito satisfeitos em implementar soluções Nuage Networks com OpenStack na nossa infraestrutura cloud. A tecnologia SDN da Nuage Networks permite-nos oferecer aos nossos clientes serviços cloud de forma mais dinâmica, conferindo-lhes a capacidade de reduzirem o time-to-market com um ambiente de rede programável e automatizado”, disse Octave Klaba, CEO e fundador da OVH. Os clientes da OVH requerem e merecem uma rede com capacidades alinhadas com as sempre mutáveis necessidades das suas diferentes aplicações. As inovadoras soluções SDN da Nuage Networks garantem virtualização e automatização da rede, necessária para transformar os data centers de cloud da OVH em ambientes flexíveis que estabelecem instantaneamente os serviços de rede necessários para uma aplicação específica, de acordo com as políticas empresariais estabelecidas.

“Estamos muito entusiasmados em trabalhar com o grupo OVH e em apoiar esta iniciativa de cloud, que lhes vai permitir oferecer serviços cloud atrativos e inovadores aos seus clientes europeus e internacionais, garantindo ainda uma infraestrutura mais ágil, com maior capacidade de resposta e com uma boa relação custo-benefício”, acrescentou Sunil Khandekar, CEO da Nuage Networks.

A colaboração com a Nuage Networks permite que a OVH implemente serviços cloud dedicados que garantam aos seus clientes controlo sobre a forma como a sua rede cloud de estende e se torna escalável através dos seus servidores e máquinas virtuais (VMs).

A criação de ligações à rede torna-se tão simples e instantânea como criar uma máquina virtual (VM). Ao contrário do que acontece com redes tradicionais, muito focadas na configuração e manuais, as soluções da Nuage Networks permitem que as redes dos clientes do grupo OVH sejam transparentes e assegurem respostas prontas, de acordo com as políticas predefinidas.

A solução SDN da Nuage Networks oferece uma framework de políticas comuns através da qual o grupo OVH consegue disponibilizar aos seus clientes o total controlo e visibilidade da sua infraestrutura, assegurando que as suas orientações de performance têm a resposta adequada.

A Nuage Networks permite que a OVH elimine as restrições de rede dos datacenters tradicionais e evolua de forma transparente para novas configurações de rede que melhor respondam às necessidades dos seus clientes e aos diferentes cenários de implementação.

Através de uma abordagem que envolve uma noção operacional mais eficiente, fazendo um uso otimizado dos ativos do data center e reduzindo as despesas com o hardware proprietário e com as applicances dedicadas, o grupo OVH espera ainda colher significativos benefícios económicos.