Web Summit | Uma impressora para cada modelador e o 3D nas fábricas

A Autodesk, gigante da modelagem 3D, e a Formlabs, produtora de impressoras 3D, trabalham em conjunto com um único objetivo: “fazer com que todos os que estão envolvidos em design 3D consigam imprimir.”

O futuro não será imprimir maçanetas nas fábricas disse Carl Bass, o CEO da Autodesk. Em conversa durante a tarde de palestras no palco Auto Tech na Web Summit, o 3D foi afirmado como um acessório que irá ser utilizado nas fábricas, mas que nunca irá substituir o metal ou qualquer outro elemento de construção.

“Há duas coisas a favor do 3D, a complexidade que pode ser dada às formas e quão fácil é de utilizar. Não é possível construir em bronze muitas das formas que somos capazes de construir em 3D” constatou Carl Bass.

A Formlabs é uma startup que contou com investimento da Autodesk. Para Maxim Lobovsky, o fundador da empresa, o 3D vai alterar o workflow, uma impressora pode fazer e facilitar o trabalho de muitas pessoas.

Os exemplos mais imediatos para a utilização da impressão em 3D ao serviço dos cidadãos foram a medicina dentária e a joalharia. Deixaremos de morder um molde para fazer aparelhos dentários ou remodelar um dente e podemos ver o desenho da jóia que queremos personalizar na hora, antes de a mandar lapidar.

A conferência chegou ao fim de forma animada com o moderador Jon Bruner a perguntar qual era a última coisa que cada um dos palestrantes tinha imprido em 3D. O CEO da Formlabs utilizou para fazer acessórios para o Halloween, já Bass imprimiu uma cadeira. A seguinte pergunta foi quase óbvia:

-“É confortável?”
-“É dura.” rematou o CEO da Autodesk