Windows 10 chega no dia 29 de julho…mas só para tablet e PC

A Microsoft acaba de anunciar que a mais recente versão do seu sistema operativo, o Windows 10, estará disponível, para tablet e PC, já no próximo dia 29 de julho em 190 países, incluindo Portugal. A atualização do SO será gratuita para utilizadores dos Windows 7 e 8.1. A atualização para outros dispositivos não será disponibilizada para já.

windows10-blue-black

Com a chegada do Windows 10 regressa também o menu Iniciar, conhecido de muitos utilizadores e que fora perdido na sua anterior versão 8. Para além de operar de forma a aumentar a durabilidade das baterias, o novo sistema operativo inclui o Windows Defender, que fornece proteção gratuita contra software malicioso e atualizações sem custos adicionais e constantes das defesas cibernéticas.

A Cortana – a prima afastada da Siri da Apple – faz também parte do Windows 10. Assim, a assistente pessoal digital da Microsoft estará presente numa vasta gama de dispositivos que suportem o design responsive do Windows 10, desde desktops a smartphones e até à Xbox, embora, por agora, a atualização seja só disponibilizada para tablet e PC.

Outra novidade será o novo browser Microsoft Edge. Diz a tecnológica que, com a ajuda da Cortana, este navegador permitirá pesquisas mais rápidas e mais direcionadas para o utilizador que as efetua.

Ao nível do Office, a Microsoft disponibiliza novas versões das ferramentas Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook para tablet e desktop. A empresa disse ainda, em comunicado, que o conjunto de funcionalidades do Office 2016 será compatível com o Windows 10 para desktops.

A Microsoft diz que o Windows 10 para outros dispositivos será disponibilizado mais para o fim do ano.