Windows XP ainda é o segundo sistema operativo mais usado

Há cerca de um ano, a Microsoft anunciou que iria terminar o suporte ao Windows XP, o sistema operativo que foi lançado em 2001, ainda é contabilizado como o segundo sistema operativo mais usado.

windows xp

A Microsoft anunciou, no dia 8 de abril de 2014, que iria terminar com o suporte ao Windows XP. Passado um ano, o XP ainda conta como 16,94 por cento dos sistemas operativos mais usados, de acordo com um estudo feito pela NetMarketShare. Há um ano, quando foi feito o anúncio de encerramento do suporte, o XP era usado em 27,5 por cento dos computadores.

A versão mais usada é o Windows 7, que conta como 58,04 por cento dos sistemas operativos usados.

No total, as duas versões mais recentes da Microsoft, o Windows 8 e 8.1, contam como 14,07 por cento do mercado. Dos sistemas da Microsoft, a versão com menor porcentagem de uso é o Windows Vista, um dos sistemas menos amados da tecnológica, com 1,97 por cento.

Os sistemas operacionais da Apple também foram contabilizados nesta pesquisa: o Mac OS X 10.10 representa 3,96 por cento, ocupando o quarto lugar dos sistemas usados. Já o Mac OS X 10.9 representa apenas 1,61 por cento.