Workplace Hub: Konica Minolta apresenta o escritório do futuro

Impulsiona o sucesso do negócio das Pequenas e Médias Empresas (PME’s) e apresenta-se como a solução “all in one” da nova era da transformação digital. A Konica Minolta deu forma à centralização do hardware e software necessário para uma empresa funcionar e criou o Workplace Hub, um equipamento inovador compacto que transforma o atual local de trabalho no escritório do futuro.

O Workplace Hub conecta pessoas, espaços e dispositivos e simplifica a complexidade tecnológica para as PME’s. Ao estar sustentado na utilização da Internet of Things (IoT) e na Inteligência Artificial (IA), este novo equipamento da Konica Minolta ganha especial relevância na gestão das empresas ao nível da otimização de processos, redução de custos, aumento de produtividade e qualidade do trabalho, o que se reflete numa vantagem competitiva que potencia o crescimento do negócio.

Num estudo internacional desenvolvido pela Konica Minolta em parceria com a Opinium verificam-se seis desafios críticos que são comuns às PME’s quando questionadas acerca das suas soluções tecnológicas. Os constrangimentos são a disponibilidade dos sistemas (27%); problemas na administração dos sistemas de TI (24%); desatualização de software (24%); problemas com acesso à Internet (20%); falhas de segurança (23%) e questões relacionadas com a disponibilidade dos servidores (20%).

Perante este cenário, revelam também que o impacto é direto e significativo nos negócios, já que é necessário tempo para a resolução dos problemas (41%); há menor produtividade por parte dos colaboradores (37%); existem custos não previstos para corrigir os problemas (35%) e há diminuição da qualidade do trabalho (35%).

O Workplace Hub da Konica Minolta foi, assim, concebido para ser uma infraestrutura tecnológica relevante que permite ter tudo o que é necessário para ter um escritório 100% conectado e inteligente em pouco mais que um metro quadrado e que responde aos constrangimentos identificados pelas organizações. Adicionalmente, a tendência de crescimento de conteúdos e dados coloca desafios às organizações no que diz respeito à gestão e segurança da informação.

O propósito do Workplace Hub passa por consolidar toda a informação gerada dentro de uma organização, permitindo garantir que os dados estão estruturados, acessíveis e seguros a partir de uma única plataforma.

O Workplace Hub atua como uma consola central. Dispõe de um ecossistema de gestão e coordenação tecnológica que permite ter visibilidade 360º dos padrões de utilização de todo o negócio e ter acesso a dados simplificados em tempo real, o que contribui para uma gestão mais eficaz dos processos de negócio, com impacto positivos na rentabilidade e na produtividade da organização.

A nova plataforma flexível e compatível da Konica Minolta é “construída” e gerida à medida das necessidades de gestão das PME’s nas suas várias dimensões e ao longo do tempo. Ao ser concebida para integrar tecnologias como IoT, IA, Intelligent Computing e capacidade de apoio à decisão, significa que adiciona uma nova camada de conhecimento ao nível organizacional que permite uma maior compreensão do ambiente à sua volta, garantindo uma maior colaboração e uma tomada de decisões mais célere e menos complexa.

O impacto do Escritório do Futuro nos Recursos Humanos

Ciente que a transformação digital impacta também os Recursos Humanos, o Workplace Hub da Konica Minolta permite às organizações otimizarem, sem esforço, os processos de comunicação, os fluxos de informação e o trabalho colaborativo, maximizando o potencial e o desempenho dos colaboradores em tarefas que, de facto, necessitam de ser humanizadas.

A plataforma permite a adoção de práticas efetivas de trabalho em equipa e minimiza a sobrecarga de informações e tarefas, pois integra software e ferramentas de colaboração social, simples e responsivas. Entre as vantagens, destaca-se o acesso rápido e fácil a informações; a uniformização do conhecimento e de projetos entre os colegas e as chefias; a colaboração remota, ou seja, o acesso a arquivos entre colegas que trabalham juntos, mas que estão geograficamente distantes, o que implica ambientes seguros e confiáveis; ou a otimização do trabalho em coautoria, sem erros e esforços duplicados.

Ainda na área dos Recursos Humanos há um outro desafio ao qual o WorkPlace Hub vem dar resposta: a importância dos ambientes colaborativos para as gerações mais jovens. Para os millennials e a geração Z, o intercâmbio e a colaboração são essenciais para a sua realização profissional e satisfação no local de trabalho, pelo que a plataforma da Konica Minolta poderá ser capitalizada pelas PME’s para ajudar a atrair e a reter talento.

Dar forma às ideias

O Workplace Hub dá continuidade à estratégia e ao património de inovação da Konica Minolta e afirma a relevância da empresa no mercado de serviços de tecnologia, ao responder, de forma inovadora, às crescentes necessidades de negócio das empresas, no que diz respeito à transformação digital nos locais de trabalho. Os escritórios do futuro requerem soluções completas, integradas e conectadas.

É uma solução desenvolvida em torno do modo como as pessoas trabalham, que vem ajudar as empresas a superar os desafios atuais em matéria de complexidade tecnológica, de segurança e de acessibilidade de informação, e é juntamente com os parceiros, como a Hewlett Packard Enterprises, Sophos e Microsoft, que a Konica Minolta garante uma plataforma de negócios inovadora, segura, confiável para que as PME’s possam desenvolver-se em ambientes mais eficientes e competitivos, concentrando-se no crescimento dos seus negócios.