Xiaomi procura neutralidade carbónica até 2040

Após a implementação da Filosofia Zero-Carbono, a Xiaomi mantém o seu compromisso de contribuir para a redução das alterações climáticas.

As alterações climáticas têm vindo a tornar-se um desafio crítico para a sociedade e, a cada ano que passa, as suas consequências estão a tornar-se mais profundas e graves.

Nesse sentido, a Xiaomi acredita que faz parte da sua responsabilidade contribuir para evitar as rápidas alterações climáticas através de soluções baseadas nos seus produtos e inovações tecnológicas.

Após a implementação da Filosofia Zero-Carbono, a Xiaomi mantém o seu compromisso de contribuir para a redução das alterações climáticas e tenciona garantir a utilização de energia 100% renovável e alcançar a neutralidade de carbono nas operações das suas empresas até 2040.

Estes resultados passam pela adquisição de esquemas de compensação de carbono certificados por políticas e normas para as restantes emissões e serão atingidos “através da constante revisão e ajuste científico das suas estratégias e objetivos climáticos” no decorrer da expansão do seu negócio.

De acordo com o seu princípio de orientação tecnológica, a Xiaomi pretende dar prioridade à melhoria da eficiência energética, à utilização de energia limpa e à inovação através do fabrico inteligente para atingir os objetivos de neutralidade de carbono nas suas operações.

Também de acordo com os seus princípios de ação rápida, praticabilidade, progresso constante e melhoria contínua, a Xiaomi planeia “liderar a atualização da cadeia de valor e colaborar com os seus parceiros e utilizadores com o intuito de fornecer produtos e serviços ecológicos, inteligentes e sustentáveis, construindo um futuro com baixo teor de carbono e um ecossistema mais verde”.

Para implementar estas medidas, a Xiaomi conta com um Conselho de Administração e um Comité de Sustentabilidade, encarregados de supervisionar a gestão de assuntos relacionados com o clima, e com o apoio do Comité de Governação Empresarial.

Estas entidades coordenam e gerem os recursos internos e externos com vista a definir a estratégia dos planos de ação para as suas instalações e para os diversos departamentos empresariais que englobam os três principais segmentos operacionais da Xiaomi: smartphones, IoT e produtos lifestyle e serviços de Internet.

No decurso da implementação das medidas de redução de carbono, a Xiaomi dá prioridade às seguintes ações: adaptação de edifícios existentes para eficiência energética, planeamento e design de edifícios com baixo teor de carbono, melhoria da eficiência operacional e utilização de energia renovável.

O empenho em atingir de emissões quase nulas em 2040, passa não só pela operação da Xiaomi, como também pela oferta de formação em baixo carbono aos seus fornecedores e pela condução de projetos de descarbonização para impulsionar a transformação na sua cadeia de produtos e de valor.