Yahoo apresenta passwords “on demand”

A partir de agora, será possível aceder às contas Yahoo sem que, para isso, seja necessário que os utilizadores saibam as suas passwords. O objetivo é melhorar a segurança das contas e, simultaneamente, facilitar o processo ao eliminar a obrigatoriedade de cada utilizador se lembrar da sua palavra-passe.

A Chinese man walks into the offices of

O número de utilizadores que precisa de alterar a sua password porque não se consegue lembrar da mesma deverá ter inspirado a Yahoo a criar um serviço a que chamou passwords “on demand” e que consiste no envio sistemático de pequenas palavras-passe sempre que o proprietário de uma conta precise de aceder ao seu e-mail.

Na área de definições de conta Yahoo, estará uma opção que permite ativar estas passwords “on demand” transformando, a partir daí, a caixa que permitia escrever a password num botão que, ao ser clicado, envia automaticamente um novo código para o número de telemóvel registado. Este processo repete-se sempre que o utilizador quiser aceder à sua conta e será sempre gerada e enviada uma password nova e única com apenas quatro caracteres.

Para além de ajudar os utilizadores com a eliminação da necessidade de se lembrarem das suas passwords, este novo sistema da Yahoo é também uma solução de segurança já que a palavra-passe enviada é constantemente renovada, diminuindo os riscos de ataque virtual e violação da privacidade.

De acordo com o vice presidente de gestão de produto da Yahoo, Dylan Casey, aquando da apresentação das passwords “on demand”, este é o primeiro passo para eliminar passwords. Em declarações reportadas pelo CNET, Casey explica que a indústria não tem feito um bom trabalho para atender às necessidades de quem utiliza os seus produtos.

Existem cada vez mais soluções para reforçar a segurança no acesso a contas tanto pessoais como empresariais, tal como a autenticação em dois passos ou a autenticação biométrica. A verificação da identidade em dois passos já é disponibilizada por grande parte dos principais sites, incluindo o Yahoo, mas as passwords “on demand” poderão revelar-se mais apelativas graças ao componente “facilidade”, pondo fim a uma password permanente.