Yahoo quer agradar a programadores com novas ferramentas

A Yahoo delineou uma estratégia no campo da mobilidade, que foca os interesses dos programadores para que estes possam tirar melhor partido das suas atividades. Para isso, apresentou uma nova plataforma que junta várias aplicações e ferramentas.

yahoo marissa mayer

A primeira conferência de desenvolvimento móvel da Yahoo realizou-se, ontem, e contou com a apresentação do Yahoo Mobile Development Suite, uma plataforma que une no mesmo espaço as aplicações da empresa no que diz respeito a medição, anúncios e monetização.

A estratégia deverá passar pela utilização da Flurry, empresa adquirida pela Yahoo e que se dedica ao desenvolvimento de soluções que otimizem a experiência dos utilizadores com os seus dispositivos móveis. O objetivo da Yahoo é que os programadores se tornem uma peça importante no universo da empresa e, para isso, quer que os mesmos tenham as ferramentas necessárias para criar aplicações e ganhar dinheiro com elas.

Assim, a Flurry anunciou o lançamento de algumas soluções. A Flurry Explorer analytics tool é uma ferramenta de análise que permite ao utilizador “fazer perguntas complexas sobre os seus dados e receber a resposta em segundos”, de acordo com a apresentação de um executivo da empresa. A ferramenta é gratuita, característica que poderá representar uma mais valia relativamente às concorrentes.

Já a Flurry Pulse foi desenvolvida com o intuito de fornecer aos developers um modo seguro de partilharem os seus projetos sem que, para isso, seja necessário escrever linhas de código extra. Esta novidade permite reduzir o tamanho das aplicações e aumentar a estabilidade da mesma já que deverá eliminar a necessidade de atualizações constantes.

No campo da publicidade e marketing, a Yahoo lançou a Yahoo App Publishing que deverá aumentar as hipóteses de monitorização para os programadores. Os anúncios nativos do Gemini, plataforma também da empresa, poderão ser integrados através da Flurry SDK, para que possam ser adaptados para diferentes feeds. Isto significa que, independentemente do formato da aplicação, o Gemini será capaz de padronizar os anúncios para que correspondam ao design da app.

Para que os utilizadores não vejam necessidade de sair das aplicações da Yahoo para realizar pesquisas, a empresa anunciou também o Yahoo Search In Apps, uma ferramenta que permite fazer buscas e continuar as atividades nas aplicações em simultâneo.Esta ferramenta poderá ainda ir ao encontro do objetivo de prender os programadores na Yahoo, já que, caso o utilizador clique num anúncio presente na aplicação devido a uma pesquisa, o programador poderá obter uma receita.

Todas estas novidades fazem parte de uma estratégia clara que aposta no desenvolvimento dos dispositivos móveis e na sua crescente popularidade. A solução que a Yahoo encontrou para acompanhar a evolução reflete-se na criação de uma plataforma integrada dirigida aos programadores que poderão, através dela, usufruir de ferramentas de análise sem custos e de meios que permitem gerar valor monetário.

Esta estratégia baseia-se ainda nas três grandes tendências no campo da mobilidade, apresentadas por Simon Khalaf, CEO da Flurry, na mesma conferência. Khalaf explicou que estas incluem um crescimento massivo nas compras em equipamentos móveis, o desenvolvimento das aplicações de mensagens que deverão tornar-se plataformas completas com mais ferramentas, e um aumento do consumo de media através de phablets.