Categories: Segurança

2015 foi o ano da vulnerabilidade de dados

Agora, chegou a altura de pegar nestas más experiências e as transformar em lições de segurança para aplicar em 2016. Organizações tanto do sector público como privado precisam ser mais conscientes sobre a proteção contra a crescente ameaça de ataques direcionados. Os métodos para planear invasões cibernéticas sem que sejam descobertos por meios de seguranças tradicionais é facilmente disponível na darknet de hoje em dia.

A recomendação é que as empresas precisam de criar uma maior capacidade em ter sandboxing avançados para detetar malwares em emails phishing e deteção de intrusão para proteger vulnerabilidades não corrigidas.

Outro ponto a ser analisado a partir destes ataques é a enorme diversidade dos agentes de ameaças. Desde quadrilhas de cibercriminosos com motivação financeira a hacktivistas – nenhuma organização é segura hoje.

O que fica como lição para este ano que se inicia é estar cada vez mais atento para a segurança interna das redes nas empresas e principalmente brechas Zero Day e o perigo iminente na Internet das Coisas. Há também muitas regiões do mundo em que os hackers operam com total impunidade.

Embora as ameaças de segurança cibernética sejam cada vez mais desafiadoras, especialistas acreditam que a legislação do cibercrime vai dar um passo significativo no sentido de tornar-se um movimento global em 2016.

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago