Categories: Segurança

2015: o ano do ransomware

Os dados disponibilizados revelam que o número de utilizadores das soluções móveis da Kaspersky Lab que sofreram uma tentativa de ataque por ransomware cresceu de 1 por cento para cerca de 4 por cento entre 2014 e 2015.

Este tipo de ataques esteve em destaque em 156 países, sendo que a Rússia, a Alemanha e o Cazaquistão foram os países que mais sofreram com estes ataques. O Trojan-Ransom.AndroidOS.Smallmalware e a sua variante Trojan-Ransom.AndroidOS.Small.o foram os mais ativos, informa a Kaspersky Lab.

Segundo consta no relatório, o número de variantes de ransomware cresceu 3,5 vezes. Os peritos da Kaspersky Lab afirmam que, em 2016, é provável que se verifique um incremento na complexidade deste malware e das suas variantes, assim como no número de países a que se dirige.  

Os resultados evidenciam que quase 50 por cento dos principais Trojans de 2015 eram programas maliciosos que instalavam publicidade intrusiva nos dispositivos móveis. Os Trojans mais disseminados no ano passado foram o Fadeb, Leech, Rootnik, Gorpro e ZtorgTrojans. Os cibercriminosos utilizavam todos os métodos possíveis para propagar este malware: através de banners maliciosos, jogos falsos ou outras aplicações legítimas publicadas nas lojas oficiais. Em muitos casos, imitavam o software legal pré-instalado pelo fabricante do dispositivo.

Ainda que o número de variantes deste tipo de malware tenha reduzido, em 2015 os Trojans bancários cresceram significativamente, diz a Kaspersky Lab. Anteriormente, os cibercriminosos utilizavam várias aplicações maliciosas para atacar uma ou duas organizações financeiras em poucos países. Hoje, usam só um tipo de malware para atacar clientes de dezenas de bancos localizados em diferentes partes do mundo. Um exemplo deste tipo de malware é o Trojan Acecard, capaz de atacar utilizadores de dezenas de bancos e serviços web.

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago