Categories: Negócios

3 Ireland defende compra de O2 sob objeções da CE

A operadora 3 Ireland argumenta que a aquisição da O2 Ireland vai possibilitar o aumento da competição de mercado e confirma que a Comissão Europeia não aprova tal negociação.

Com a forte presença e crescente domínio da Vodafone no mercado irlandês, a 3 Ireland declara que se esta associação não for feita, observar-se-á um aumento da distância entre a Vodafone e as restantes operadoras.

A 3 Ireland declara que a aquisição da O2 vai dotar a nova empresa do estatuto e do poder financeiro necessários para competir afincadamente no mercado, o que resultará no benefício dos utilizadores. Esta fusão ia também permitir implementar os serviços LTE.

“A competição na Irlanda terá melhor proveito quando feita entre três operadoras credíveis com prestígio suficiente para disputarem um mercado de 4,6 milhões, do que através da organização atual do mercado”, defende a 3 Ireland.

A Comissão Europeia anunciou em novembro que iria levar a cabo uma investigação à licitação de 850 milhões de euros pela Hutchison Whampoa para a unidade irlandesa da O2. O acordo catapultaria a 3 Ireland do último lugar para a segunda posição, mesmo atrás da Vodafone.

A operadora 3 confessa que a Declaração de Objeções não foi uma surpresa, decorrente da investigação da fusão das operadoras e das garantias de que a CE investigaria qualquer negociação em que o número de operadoras no mercado diminuísse de quatro para três.

A operadora da Hutchison prometeu levar a cabo “fortes medidas efetivas” para responder aos receios da CE e está confiante de que conseguirá convencer a autoridade reguladora de que a fusão das empresas é nada mais do que um óbvio benefício competitivo. “Continuaremos a insistir com a Comissão para alcançarmos um resultado positivo” declara a empresa.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago