A empresa de segurança Sophos apontou os mais recentes golpes envolvendo utilizadores de Mac e um dos principais motivos para a disseminação das pragas é justamente o fato de haver uma cultura em torno dos produtos da Apple e que faz com que o utilizadores de computadores acabem não utilizando programa de antivírus, tornando-se um alvo em potencial para os criminosos.
Uma nova modalidade de ataque ocorre através de um programa chamado Mac Defender, que pode possuir diversas variações de nome, incluindo Mac Protector.
O malware se infiltra nos computadores Mac através de resultados falsos em buscas no Google Images ou por um pop-up da internet que convence a vítima de que sua máquina está infectada com um vírus e que será necessário baixar um programa antivírus para se livrar da praga.
Muitas vezes o pop-up não espera nem a resposta do utilizador, se aceita ou não instalar o antivírus, e já inicia o download diretamente na máquina da vítima.
Especialistas afirmam que o Mac Defender parece com uma aplicação genuína para sistemas Mac OSX e que não há sinais de que seja de fato um malware, pois nenhuma palavra está digitada errada e a concordância gramatical é aceitável.
“No ambiente da segurança nós vemos este tipo de ataque a todo instante nos sistemas Windows. Mas acredito que a comunidade de utilizadores Mac não possui muita experiência com este tipo de scam”, conclui Joel Esler, pesquisador da Sourcefire Vulnerability Research Team.
Veja um video do formato viral aqui
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…