Facebook vai construir um novo data center no Texas

O Facebook anunciou a construção de um novo data center. E já tem morada: Forth Worth, no Texas. Este, que é o quinto data center da empresa, vai ser 100 por cento alimentado por energias renováveis.

Esta escolha de local poderia parecer estranha, mas a empresa garante que as altas temperaturas que se fazem sentir no Texas não serão problema. O Facebook, que já tem um data center na Carolina do Norte, onde a humidade e temperatura são consideravelmente elevadas, diz ter uma maneira para arrefecer o edifíco e que vai aplicar as mesmas técnicas no Texas.

“A nossa instalação em Fort Worth será um dos mais avançados, eficientes e sustentáveis data centers no mundo. O edifício vai incluir os mais recentes designs de hardware da organização Open Compute Project – incluindo Yosemite, Wedge e 6-pack – e vai ser refrescado com ar exterior em vez de sistemas de ar-condicionado que consumem muita energia”, disse Ken Patchett, diretor das operações de data center, numa publicação na página de facebook do novo projeto. 

A empresa divulgou ainda que o novo data center vai ser totalmente alimentado por energias renováveis. Isto é possível graças a 200 megawatts de energia eólica que vão ser gerados a partir de uma infraestrutura em Clay County, a cerca de 145 quilómetros do data center.

O projeto vai dar emprego a 40 residentes de Fort Worth, que vão auferir em média 70 mil dólares anualmente, de acordo com o Star-Telegram, um jornal da região.

A empresa vai investir cerca de 500 milhões de dólares naquele que é o quinto data center da empresa. As outras localidades são Oregon, Iowa, Carolina do Norte e Suécia.

O Facebook tem vindo a expandir a suas infraestruturas, de modo a ir ao encontro do cada vez maior número de utilizadores. No primeiro trimestre de 2015, a rede social mais famosa do mundo contava com 1,44 mil milhões de utilizadores ativos em todo o mundo.