SAP estreia Business Data Cloud com Databricks para potenciar IA de negócio

A colaboração entre as duas empresas redefine a gestão de dados das empresas e liberta todo o potencial da IA de Agentes.

SAP SE anunciou o SAP Business Data Cloud, uma solução que unifica todos os dados da SAP e de terceiros dentro de uma organização, “proporcionando uma fundação de dados fidedigna, que permite às organizações tomarem decisões com maior repercussão e fomentarem uma Inteligência Artificial (IA) de confiança”.

A solução harmoniza os dados das aplicações mais críticas das organizações com as capacidades de engenharia de dados e análise de negócio, abrindo caminho para um novo nível de inovações e conhecimento.  

Esta parceria entre a SAP e a Databricks inaugura uma nova era na gestão de dados empresariais, à medida que as duas empresas se unem para redefinir a forma como as aplicações e as plataformas de dados funcionam juntas.

A nova solução incorpora nativamente a tecnologia Databricks para engenharia de dados, machine learning e operações com IA.

“O SAP Business Data Cloud liberta todo o valor dos dados empresariais para a IA de negócio”, afirma Christian Klein, CEO da SAP.

“A solução combina a especialização exclusiva da SAP, em processos de ponta a ponta e dados semanticamente ricos, com as capacidades de engenharia de dados de classe mundial da Databricks, para desenvolver uma solução inovadora que permita às organizações extrair ainda mais valor dos seus dados”, acrescentou ainda.   

“Todas as empresas do planeta querem obter mais valor dos seus dados e conseguir maiores retornos dos seus investimentos em IA”, refere Ali Ghodsi, cofundador e CEO da Databricks.

O SAP Business Data Cloud também ajuda a SAP a promover o crescimento de uma economia de produtos de dados. A solução fornece produtos de dados SAP totalmente geridos em todos os processos de negócio – de dados financeiros, de despesas e da cadeia de abastecimento no SAP S/4HANA e no SAP Ariba, a dados de aprendizagem e talento no SAP SuccessFactors.

Estes produtos de dados mantêm o seu contexto e semântica de negócio originais, proporcionando acesso imediato a dados de alta qualidade sem recurso a processos de extração dispendiosos.

Por exemplo, se um CFO quiser avaliar o impacto do aumento da inflação na rentabilidade, o SAP Business Data Cloud integra dados externos em tempo real, como o índice de preços do consumidor, com os produtos de dados financeiros, como contas ou centros de custo de contabilidade geral, para criar um instantâneo financeiro abrangente.

O SAP Business Data Cloud também oferecerá novas capacidades chamadas aplicações de insight, que utilizam produtos de dados e modelos de IA conectados a dados em tempo real para fornecer análises avançadas e planeamento em todas as linhas de negócio, incluindo análises empresariais essenciais, finanças e recursos humanos.

“O SAP Business Data Cloud ajudar-nos-á a desbloquear o valor dos nossos dados e a impulsionar a inovação em todo o nosso negócio”, explica Markus Hartmann, vice-presidente corporativo e diretor de tecnologia de negócios para a Europa, APAC e IMEA, da Henkel.

O SAP Business Data Cloud “melhorará a forma como Joule, o copiloto de IA generativa da SAP, acelera os fluxos de trabalho multifuncionais e melhora a tomada de decisões de negócio com os agentes de IA”.

Impulsionado pelo conjunto de dados empresariais de maior qualidade da indústria – e pela solução SAP Knowledge Graph, que fornece um modelo de dados amigável ao negócio – os agentes Joule compreendem profundamente os processos de ponta a ponta e podem colaborar em diferentes funções para resolver desafios de negócio complexos, algo que nenhuma outra tecnologia de construção de agentes pode fazer de imediato.