Swisscom inicia com sucesso a migração do negócio para cloud

A Swisscom AG, líder de serviços de telecomunicações na Suíça, foi bem-sucedida na primeira fase do processo de migração das suas principais áreas de negócio para a solução de Execução de Serviços da NetCracker. O anúncio foi feito pelas empresas parceiras, NEC Corporation, empresa de integração de Tecnologias de Informação e rede, e a subsidiária NetCracker Technology.

Há menos de um mês a Swisscom, a NEC Corporation e a NetCracker Technology assinaram um memorando de entendimento para transformar o negócio da operadora suíça num ambiente totalmente cloud. Agora as empresas indicam que as capacidades de TIC necessárias a esta migração foram implementadas com sucesso, o que incluiu a criação de um Sistema de Suporte Operacional (OSS) unificado para cloud.

Esta colaboração faz parte do programa “AII IP Transformation” da Swisscom cujos objetivos são a utilização de provisionamento always-on e o acelerar a comercialização de novos serviços.

Um dos próximos passos deste projeto será estudar a futura migração do ambiente OSS para redes híbridas físicas e virtuais. Este processo deverá decorrer na sede da NEC, em Tóquio, avança a empresa em comunicado.

“No futuro, vamos focar-nos no desenvolvimento dos serviços e aplicações baseados na cloud que irão alimentar a próxima fase do nosso crescimento”, disse Heinz Herren, que acumula as funções de diretor de tecnologia e diretor de inovação na Swisscom.

Para este próximo período de inovação em cloud da operadora, as três empresas já iniciaram conversações das quais se espera a continuidade da cooperação em áreas tecnológicas como o desenvolvimento de Sistemas de Suporte às Operações e ao Negócio (BSS/OSS) de próxima geração, capacidades de análise e de visualização de rede e a orquestração e gestão (MANO) de ambientes de serviços híbridos altamente automatizados.

Com a transformação do negócio, a Swisscom pretende inovar na oferta de serviços dentro do seu portfólio, que abrange comunicações fixa e móvel, serviços de internet, soluções de televisão digital, de TI e redes.