Empresas vão liderar adoção de Tecnologias da Informação em 2015

Nos últimos anos, os consumidores aderiram em massa a novas tecnologias, como smartphones com ecrãs amplos e tablets. Mas o estudo Technology, Media & Telecommunications (TMT) Predictions da Deloitte revelou que a partir do segundo semestre de 2015 vão ser as empresas a dinamizar a adoção de tecnologias, com os dispositivos conectados.

Tecnologia

Mais de 60 por cento dos equipamentos inteligentes serão mesmo adquiridos pelas empresas, apesar de a Internet das Coisas (IoT) receber mais atenção quando se fala do mercado doméstico. Mas o valor do hardware específico para dispositivos como termostatos, luzes e eletrodomésticos conectados não deve ir além dos 10 mil milhões de dólares, enquanto o mercado dos serviços empresariais baseados na IoT valerá 70 mil milhões de dólares.

A investigação debruçou-se ainda sobre os drones, cujas vendas não-militares devem alcançar as 300 mil unidades em 2015. Assim, o número total destes dispositivos deverá ultrapassar no a marca de um milhão no final do ano.

Muito se tem falado também da impressão 3D. Em 2015, serão vendidas em todo o mundo cerca de 220 mil impressoras, gerando um valor total de 1,6 mil milhões de dólares. O estudo estima ainda que cerca de 80 por cento deste montante será fruto do investimento das empresas.

Média

Quanto ao setor dos média, as previsões da Deloitte indicam que os vídeos e programas online de curta duração, com menos de 20 minutos de duração, vão representar menos de 3 por cento de todos os vídeos assistidos este ano, no mundo inteiro. Assim, a empresa acredita que este deixará de ser o formato de vídeo predominante.

E, apesar de cada vez mais encontrarmos pessoas que põem a leitura em dia com recurso a um eBook, os livros impressos ainda continuam a ser os preferidos dos leitores. As vendas de livros impressos serão mesmo cinco vezes superiores às de eBooks.

Telecomunicações

A Deloitte diz ainda que 2015 será o ano de viragem em relação ao uso de dispositivos móveis para realizar pagamentos. Até ao final do ano, cerca de dez por cento dos smartphones em todo o mundo vão ser utilizados pelo menos uma vez por mês como meio de pagamento em lojas físicas, comparando com os menos de 0,5 por cento em meados de 2014.

Em termos globais, o número de lares com internet de banda larga deverá aumentar cerca de dois por cento, para os 725 milhões de casas. Já a diferença entre os que têm acesso às velocidades de banda larga e os que dispõem de velocidades básicas irá continuar a aumentar entre 2015 e 2016.

Teresa Sousa

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Vive dividida entre a criatividade das letras e a precisão dos números. Foi por isso que ingressou nos cursos de Jornalismo e Gestão quase ao mesmo tempo. Mas é no primeiro que quer juntar o melhor dos dois mundos.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago