Galaxy Note 5 e S6 Edge+: os mais recentes phablets da Samsung

A Samsung deu ontem a conhecer ao mundo os novos membros da família Galaxy em eventos de imprensa em Londres e Nova Iorque: o novo phablet Galaxy Note 5 e uma versão maior do smartphone S6 edge.

Não é habitual a empresa sul-coreana apresentar os novos produtos em agosto. Mas a Samsung antecipou o lançamento dos novos smartphones um mês, numa tentativa de estar um passo à frente da arquirrival Apple.

Os novos Galaxy são também uma aposta da empresa para revitalizar as vendas e os lucros da empresa, que ficaram aquém das expetativas dos analistas para o segundo trimestre deste ano.

De facto, a companhia depositou muitas esperanças nestes dispositivos. Justin Denisons, vice-presidente de estratégia de produto e marketing da Samsung para a América, disse, citado pela Reuters, que “cada versão tem sido mais popular do que a anterior”.

Os Estados Unidos e o Canadá vão ser os primeiros países a acolher os mais recentes smartphones da marca, que ficarão disponíveis para venda no dia 21 de agosto.

 

Captura-de-ecrã-2015-08-13-às-1ttghg

 

Galaxy Note 5

O Note 5 apareceu mais elegante do que o antecessor, mais fino, mas com o mesmo tamanho de ecrã de 5,7 polegadas. Vem com o processador octacore Samsung Exynos e 4 GB de RAM. É possível escolher entre 32 GB e 64 GB de espaço, sem haver uma opção maior de 128 GB.

Já a bateria é mais pequena do que a do Note 4, com 3000 mAh, menos 6 mAh do que o modelo predecessor. Este phablet traz ainda um câmara traseira de 16 megapíxeis, com capacidade para filmar em 4K, e uma frontal de 5 megapíxeis – ambas com uma abertura de F1.9. Estará disponível em dourado ou preto.

Mas quem se entusiasmou com o novo Note pela Europa vai agora ficar desiludido. A Samsung não vai lançar o Galaxy Note 5 em terras europeias, pelo menos, para já.

Galaxy S6 Edge+

Há mais semelhanças do que diferenças entre os dois novos produtos. O S6 Edge + tem o mesmo tamanho de ecrã do que o Note 5, 5,7 polegadas – um aumento em relação ao S6, que se ficava pelas 5,1 polegadas. Também traz 4 GB de RAM, uma câmara traseira de 16 megapíxeis e uma frontal de 5 megapíxeis. Mais uma vez sem cartão microSD, este smartphone pode ter 32 GB ou 64 GB de espaço.

Ao contrário do Note, a chegada do Galaxy S6 edge está confirmada para a Europa.